O poder de uma oração...

A situação era a seguinte. Abraão já estava muito idoso... abençoado em tudo por Deus. Porém,  seus olhos de pai estavam  focados em Isaque. Isaque tinha perdido sara, sua mãe, estava desconsolado... e ele sabia da responsabilidade de seu filho de dar continuidade à bênção estabelecida por Deus sobre ele: Pai de uma grande nação. Abraão viu que Isaque precisa ser estabelecer como homem... ter uma esposa e filhos. Nessa altura do campeonato, Isaque já tinha seus 40 anos. Ele não estava preocupado com isso, mas Abraão sim. Então, enviou o servo em busca de uma esposa para seu filho. Claro, havia um quesito importante. Tinha que ser da parentela de Abraão. E a mulher teria que ir para Canaã com ele. Juramento feito, ordem obedecida. Partiu o servo... nada podia dar errado. Havia um pacto de fidelidade, havia fé que Deus estava conduzindo esse negócio. 
*É muito importante ao tomarmos decisões a certeza da presença de Deus conosco. A fé como bagagem... leva-nos a fazer a coisa certa, ao lugar certo e à pessoa certa. Obediência é atitude! E ela vem sempre ligada à fidelidade. Duas pessoas com propósito firme diante de Deus podem ver sinais da presença cordial de Deus. Casamento é algo tão sério para os filhos de Deus que todos devem manter uma aliança de fé e fidelidade.. quando duas pessoas casam elas estão dando continuidade a todo propósito divino estabelecida para as duas família de origem. Isso é muito sério para o Reino! Por isso, Isaque não podia casar com alguém de fora, de povo estranho... uma mulher erada, uma aliança errada poderia comprometer a promessa feita à sua descendência .  
Bem, Rebeca estava no propósito divino ainda que ele não soubesse, ainda que ela também não fizesse ideia do que a aguardava. Mas uma mulher polida faz toda diferença... ela foi ao poço tirar água para si e acabou tirando para o servo de Abraão e os camelos. Ela não o conhecia, era um estranho. O que fez Rebeca ter esse olhar misericordioso? Lendo Josefo, em Histórias dos Hebreus, ele narra o acontecimento do jeito contado pelos seus... o servo quando chegou ao arredores  da cidade, viu várias moças que iam ao poço buscar água. rogou então a Deus que se era sua vontade que Rebeca desposasse o filho de seu senhor, fizesse que ela se encontrasse entre as moças e que recusando-se as outras a lhe dar de beber, ele  pudesse  conhecê-la, por aquele ato de gentileza, com que o atenderia. Aproximou-se em seguida dos poços e rogou-lhes que lhe desem água. Todas responderam que era muito difícil tirá-la e que dela também precisavam e não lhe podiam dar. Rebeca ouvindo-as falar assim, disse-lhes que elas eram bem indelicadas, por recusar aquele favor a um estrangeiro, e ao mesmo tempo, lhe ofereceu com grande bondade. Rebeca ainda lhe confidenciou de quem era filha. Sendo assim, confirmada a bênção de Deus pela resposta da oração. rebeca era a escolhida... a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo. 
Uma oração pode abençoar uma geração... uma descendência.
Isaque teve um pai de fé...
Um servo fiel e obediente... e de fé.
Uma esposa generosa e de fé. 
E sua descendência foi abençoada... até hoje. 

Como você tem se dirigido a Deus? Como você tem feito suas escolhas?
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...