KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA

KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - COMUNHÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA -

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

gif cruz “São estas as festas fixas do Senhor, as santas convocações, no seu tempo determinado. No mês primeiro, aos catorzes do mês, no crepúsculo da tarde, é a páscoa do Senhor”.Êxodo23.14,15; 34.18; Dt 16.1a 8

Convém uma pequena recapitulação das circunstâncias em que Israel se encontrava. Fazia, talvez, mais de 300 anos que a nação vivia na escuridão. Deus havia mandado nove pragas sobre os Egípcios, enquanto poupava Seu povo. O coração  de Faraó tornava-se cada vez mais duro contra os israelitas. Certamente, esse povo tenha chegado a um estado de desespero total. Porém, aquela promessa feita a Moisés ainda estava de pé. Agora, tudo dependia de um ato de fé, confiando que seriam libertos se obedecessem a essas ordens do Senhor. Sacrificar um animal não era novidade mas, espargir o sangue nas ombreiras e verga da casa era! A falta de obediência resultaria em morte. A única provisão para aquela noite seria permanecer dentro das casas, onde havia o sinal da cruz pela aplicação do sangue. Cada pessoa precisava ser coberta pelo sangue. Não é diferente de hoje. Não há salvação fora do sangue do cordeiro. “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”. Não foi só a Israel que Deus estendeu a salvação na noite da Páscoa. Nesse caso, necessitavam imolar o cordeiro, aplicando o sangue no batente, comerem juntos conforme as instruções, e permanecer dentro das casas até que passasse o anjo da morte. O animal teria que ser totalmente consumido, ou pelo comer ou pelo fogo, na mesma noite de páscoa. A carne assada e um cordeiro, não podia ser comida crua, pois tinha que simbolizar os sofrimentos e agonias de Cristo..Os pães asmos(sem fermento) seriam comidos juntos. E as ervas amargas que se refere à raiz forte, (além de ter as folhas muito amargas a raiz é muito picante), representavam as experiências amargas que Jesus passaria: ridicularização, desrespeito,rejeição e perseguição. E finalmente teriam que partir naquela noite.

“Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão;come-ló-eis à pressa; é a páscoa do Senhor.”

Lombos cingidos- a peça de roupa a que se refere aqui não era vestida normalmente dentro de casa - capa. Eles tinham que estar preparados para saírem,mostrando a fé de que ,aquela noite seria noite de libertação.

Sandálias nos pés- maneira bem contrária aos seus costumes tradicionais pois não se calçavam sandálias dentro de casa. Lição básica: obediência e submissão. Eles não precisavam obedecer porém, morreriam ao passar o anjo da morte.

Cajado na mão- Jacó primeiramente usou. Davi também ao confrontar Golias. Que pode também ser traduzida com “varas” que são chamadas de graça e união(Zacarias11.7,10,14).O cajado representava proteção e a revelação da graça divina na saída do Egito.

Tudo tipificava o sacrifício de Jesus na cruz.”…nem lhe quebrareis osso nenhum!Êxodo12.46bMas vendo –o que estava morto não lhe quebraram as pernas.Estas coisas aconteceram para que se cumprissem as escrituras: Nenhum de seus ossos será quebrado”.João 19.36

Assim será por memorial… Ordem dada na primeira páscoa antes de Cristo. Um memorial simbólico do que seria a salvação por meio do cordeiro Jesus. Isaías 53.  Ordem dada também ,depois de Cristo. Agora um memorial simbólico do que foi a salvação em Cristo Jesus. ICoríntios 5.7,8

Pela cruz de Cristo, hoje podemos viver livres da escravidão do pecado e do nosso inimigo Satanás… Essa é a nossa páscoa! Todos os dias comemos dela em um memorial… Quando oramos, lemos a Bíblia e declaramos nossa fé! Tenha uma boa Páscoa!

Nenhum comentário:

KOYNONIA - DESTAQUES DO MÊS

Deus pensou em você!





Deus pensou em você!
Na manhã de hoje...Deus pensou em você. Não diferente de ontem, precisamente ele calculou todos os riscos possíveis, que você correria neste dia, sem a intervenção dele em sua vida.
Pensou em que circunstâncias Ele teria que atuar a seu favor e através de você, com a legítima vontade de lhe abençoar.
Programou sua agenda de forma que seus sonhos se realizassem e suas expectativas fossem atingidas. Porém, observou que partes do dia ,várias vezes, (onde lhe deu liberdade de ação )você teve oportunidade de pedir ajuda e não o fez...e então conclui que por mais bem ele o fizesse e por mais bênçãos o desse, ainda assim,partes de suas escolhas seriam sem consultá-lo. Que pena! Sofrimentos poderiam ter sido evitados, dores não sentidas, frustrações não ocorridas e derrotas não vivenciadas. Porém, só assim você entendeu, já no finalzinho do dia, que era mais sensato e inteligente e bem menos dolorido, ter dito: Pai, me ajude... Mas amanhã é outro dia e tudo pode ser diferente. Já é tarde, Ele continua a te proteger e esperar a tua manifestação de filho. Seja sensato e não vá pra cama sem falar com Deus .Uma oração por menor que seja, poderá fazer uma grande diferença em sua vida.
"Que Ele cresça e que você diminua..."
(parafraseando- João Batista)
Deus te abençoe!
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.