KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA

KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - COMUNHÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA -

domingo, 25 de outubro de 2015

Em sermão que virou postagem: Os quatro erros de Sara...


"Disse, pois, Sarai a Abrão: O Senhor me tem impedido de ter filhos. Gn 16.2

Conceitos errados sobre Deus leva-nos à atitudes fora do plano dele. Parece-me que Sara não tinha a mesma intimidade com Deus, tal qual tinha seu esposo. Deus já havia falado com Abraão sobre o herdeiro. Enquanto este via estrelas... 
Sara enxergava impossibilidades. Eu creio que Abraão havia contado sobre o encontro com Deus a Sara. Eu creio que como um casal eles tenham tido uma conversa franca sobre tal promessa e com uma fala até bem emotiva a respeito do filho prometido. Mas, será que a fé vista por Deus em Abraão existia em Sara? Não, nesse episódio. A forma como pensamos revela nossa fé. Sara começou questionar sua infertilidade e como toda mulher, ociosa e ansiosa, tentou resolver as coisas do seu jeito.  Ela convence Abraão a fazer o que Deus não havia falado para fazer. Olha, essa coisa de convencer homens é desde o Éden... A mulher exerce uma força sobre o homem grandiosa. Se a mulher for sábia levará o homem a grandes obras mas, o contrário...  a ruína. Por isso a Bíblia é enfática ao afirmar: "A mulher sábia edifica a sua casa mas a tola por suas próprias mãos a destruirá." E assim começa a história de duas nações: Ismael e Isaque. Quais foram os erros cometidos por Sara?

 "Deus tem me impedido." O primeiro erro: Pensar errado...
Sara pensou sobre Deus, erroneamente. A palavra chave nesse versículo "impedido", na forma nominal particípio é um verbo indicando uma ação já acabada, finalizada. Ou seja, para Sara, Deus  agiu contra a  a sua natureza de gerar  filhos, tirando-lhe a possibilidade de engravidar.  Um pensamento que complicou a vida de muitas pessoas.  Já vi pessoas fazendo tudo errado, trilhando caminhos diferentes do que o Senhor planejou por deixar a emoção conduzir suas ações. A nossa oração enquanto caminhamos com Deus é: Senhor, não me deixe pensar errado a cerca dos seus planos. Me livre desse erro!! 
Escolheu errado - ..."Toma a minha serva; porventura terei filhos dela."  
Quando pensamos - fazemos escolhas. Se você não tem pensamentos corretos a respeito daquele que escreve sua história como fará a escolha certa? O que  pensamos sobre Deus em nada muda o que Deus é mas, fará grande diferença num momento de decisão e principalmente, no que seremos. A escolha de hoje é a semente de uma grande árvore chamada, amanhã. O pior são os frutos... frutos amargos, Sara, colheu. 
Pensou errado - escolheu errado - sentiu errado. Uma bola de neve! 
Emoções... Ou as controlamos, ou seremos controlados por elas!
 "Sobre ti seja a afronta que me é dirigida. Pus a minha serva em teu regaço e vendo ela que concebera, desprezou-me."
Ela planejou tudo... e agora, culpa o marido. Coloca sobre ele a responsabilidade. Se vê desprezada na verdade, não pela serva mas, por Abraão. Vamos pensar com a cabeça de uma mulher frustrada: "Ela deu filhos ao homem que amo, enquanto eu, não." Mas não foi ela a cabeça pensante? Não é assim, conosco? Pensamos, fazemos, sentimos e depois as outras pessoas ainda são culpadas! Uma vez que se sentiu desprezada, Sara, tornou-se amarga e cruel. As mulheres, mais que os homens, tendem a caminhar facilmente de um lado para o outro nesses sentimentos mesquinhos. Mas, conheço homens assim, também. A Bíblia diz que ela maltratou Hagar. Meu Deus, como o ser humano é egoísta!
Sara, por fim, viu errado. 
Pensou - escolheu - sentiu - viu errado. 
Deus abençoou Sara e ela teve Isaque  mas, permaneceu fria e calculista. Deus foi misericordioso com ela, porém, ela não foi com Hagar. Sara nem considerou os sentimentos de Abraão em relação ao  filho, Ismael.  Exigiu que Hagar fosse embora sem direito a nada... 
"Pois o filho dessa escrava  não herdará com meu filho Isaque. Essa decisão pareceu muito penoso aos olhos de Abraão." 
Então, Deus foi misericordioso com ele, e abençoou Ismael. 
Uma mulher amarga, rancorosa e mandona... continuou sendo Sara. Impetuosa e incapaz de se colocar no lugar dos outros. Sara tirou de Isaque a possibilidade de conviver com seu único irmão. Obrigou-o a viver sozinho... mas Isaque sabia da importância de Ismael. Na morte de Abraão vemos os dois juntos, como irmãos. 
Para finalizar: 
"A bênção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores." 
De nada vale nosso esforço... a bênção é vindo de Deus, fruto do seu amor, cuidado e propósito. Quando tentamos adiantar as coisas colhemos o fruto amargo. Tudo que vem da mão do homem, do esforço humano é fardo, choro e dor. E Sara experimentou isso. 
Aprendamos com os erros de Sara: Aguardar a bênção do Senhor é sinônimo de fé. O tempo da espera é a forma de Deus nos preparar para recebê-la. 
Boa noite!
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães. 


Nenhum comentário:

KOYNONIA - DESTAQUES DO MÊS

Deus pensou em você!





Deus pensou em você!
Na manhã de hoje...Deus pensou em você. Não diferente de ontem, precisamente ele calculou todos os riscos possíveis, que você correria neste dia, sem a intervenção dele em sua vida.
Pensou em que circunstâncias Ele teria que atuar a seu favor e através de você, com a legítima vontade de lhe abençoar.
Programou sua agenda de forma que seus sonhos se realizassem e suas expectativas fossem atingidas. Porém, observou que partes do dia ,várias vezes, (onde lhe deu liberdade de ação )você teve oportunidade de pedir ajuda e não o fez...e então conclui que por mais bem ele o fizesse e por mais bênçãos o desse, ainda assim,partes de suas escolhas seriam sem consultá-lo. Que pena! Sofrimentos poderiam ter sido evitados, dores não sentidas, frustrações não ocorridas e derrotas não vivenciadas. Porém, só assim você entendeu, já no finalzinho do dia, que era mais sensato e inteligente e bem menos dolorido, ter dito: Pai, me ajude... Mas amanhã é outro dia e tudo pode ser diferente. Já é tarde, Ele continua a te proteger e esperar a tua manifestação de filho. Seja sensato e não vá pra cama sem falar com Deus .Uma oração por menor que seja, poderá fazer uma grande diferença em sua vida.
"Que Ele cresça e que você diminua..."
(parafraseando- João Batista)
Deus te abençoe!
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.