Ramo Forte


Oh! Deus dos Exércitos, volta-te,
nós te clamamos, atende dos céus, e vê,
e visita esta vide; E a videira que a tua mão direita plantou,
e o ramo que fortificaste para ti. Salmos 80.14,15

Reflexão: O ramo que sustenta o fruto até o momento da sua colheita, sua força e perseverança em manter a uva favorecendo o cultivo da videira.

A tônica dessa postagem é o ramo. Quando olhamos para uma árvore frutífera não miramos diretamente no ramo. De imediato, o que nos chama atenção é o fruto. A fruta é o resultado final de tudo mas, é o alvo principal do olhar humano. Ninguém está interessado na história por de trás do fruto. Mas o texto em questão traça a "árvore genealógica" da videira desde o solo. Vejamos:

A videira foi plantada por Deus. Ele a gerou. "A mão direita do Senhor a plantou.." diz o texto. A mão direita de Deus na Bíblia está sempre relacionada à cuidados, zelo, provisão, direção, dentre outros. O princípio da paternidade. Uma videira não nasce de qualquer jeito e sem propósito. Quem a planta, planta porque quer plantar. Já tem em mente os alvos estabelecidos por atingir com os frutos. Mas para que esses alvos serem atingidos todo a videira tem que estar preparada. Então, não é o caso de agora olharmos para os ramos? O texto continua dizendo: " e "o ramo que fortificaste para ti'. O dono da vinha fortifica o ramo pra si... porque é onde os olhos Dele estão postos. Veja, apesar do alvo final ser o fruto, e o fruto sempre ser o mais notável e desejado, o ramo é fortificado para o DONO. Quem tem o cuidado, o desejo, e o investimento do dono é o ramo. O que o ramo oferece? Segurança para o fruto. Ele pode nascer, crescer no tempo apropriado. Ele pode ficar dependurado o tempo necessário pois o ramo não irá enfraquecer e derrubá-lo. Ele será protegido até o momento esperado de ser colhido. O ramo tem essa função: os ramos precisam florescer primariamente... depois os frutos nascem com polinização da flor .
Os ramos devem ser fortes para suportar o peso das uvas que eventualmente vão produzir.

OU SEJA: PRIMEIRO FLORESCE PRA DEPOIS FRUTIFICAR.
FORÇA É A PALAVRA QUE DEFINE O RAMO.

Vejamos o que Jesus falou sobre isso:
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma."

Árvore genealógica:
DEUS > LAVRADOR
JESUS >VIDEIRA
NÓS >RAMOS

Bem o ramo é fortificado por Deus. O ramos é para Deus. O ramo é para dar fruto. Mas todo ramo tem que florescer antes de dar o fruto...
Você já floresceu?

É a ordem natural da videira: fLORESCER antes de FRUTIFICAR.

Bem, Muito mais poderia ser dito mas, por esse tempo, o fundamental: Ramos fortes florescem e frutificam... passam por todo ciclo vegetativo, respeitando o tempo e até, pelas mãos do dono da vinha sendo podadas .
Nós somos o ramos... temos sido fortificados pela mão do lavrador. Estamos ligados à videira que é Jesus. Por isso, havemos de florescer e dar muito fruto para a glória de Deus.
Não queira dar frutos antes de florescer... obedeça o tempo, respeite o ciclo.

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...