Nas mãos do oleiro.Que lugar é esse?




"Levanta-te e desce à casa do oleiro,e lá te farei ouvir minhas palavras...Eis que como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão"...Jeremias 18.2e6.

Palavras lindas...de um Deus lindo! Que visão extraordinária de Jeremias! Este texto nos ensina que a submissão do barro define a ação do oleiro. Podemos entender que:
  • Existe uma possibilidade- Eu posso ser abençoado.v.6
  • Existe uma oportunidade. Deus quer me abençoar.V.6
  • Existe um detalhe. Deus me abençoado jeito que Ele desejar.v.4
  • Existe um segredo. Eu preciso estar no lugar certo. Nas mãos Dele.v.4
Jeremias estava vivenciando como profeta um estranho tratamento do seu povo. Esse sentimento de angústia o fez pensar em desistir, como o vemos dizer no capítulo 20.9"Não me lembrarei dele e nem falarei mais em seu nome"... Jeremias experimentou o que nós experimentamos quando... O desemprego chega sem esperar. A pessoa que amamos morre. O casamento desmorona. A notícia de uma grave doença chega. Somos caluniados,rejeitados,feridos... Ou quando um sonho muito esperado se esvai como fumaça. Nesse momento até perguntamos ocultamente:Falhou Deus hoje? No mesmo versículo porém, na parte "b" ele diz "mas isso foi como fogo ardente , encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer e não posso... Mas o Senhor está comigo como um valente terrível..."(continue a leitura por gentileza). O profeta juntamente com o povo estava sentido o peso da mão de Deus. Às vezes a mão de Deus é disciplinadora outras,acolhedora. Nos textos que vemos, não interessa qual a situação pois, o que importa é estarmos sob aos cuidados dele.Se somos o barro...( e somos!). Se tivermos a postura do barro...(submissão).Se tivermos a nobreza do barro(maleabilidade).Então, não importa as condições... Quer disciplinadoras , corretivas ou acolhedoras... o oleiro fará o que lhe apraz.Parafraseando Davi :''Melhor é cair nas mãos do Deus vivo que, nas dos inimigos".Não é um mero instinto de sobrevivência e sim ,certeza das misericórdias de Deus...algo que só Ele tem.Deus è tremendo.Isso não é uma frase pronta, é uma afirmação de quem tem experimentado exatamente os dois lados da moeda ou seja, já sentiu a mão acolhedora por vezes incontáveis e também, a mão disciplinadora. Eis o mistério da vida cristã que só sabe quem vivencia. Que Deus nos encontre em suas mãos... 
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...