O que você tem em sua casa para Deus transformar em milagre?


Era uma viúva. Uma viúva de aprendiz de profeta. Uma mulher sem norte....  com filhos, dívidas, desprovida de recursos e prestes a perder sua prole para a escravidão, caso, não pagasse os débitos. Sem ninguém a recorrer ela busca ajuda em Eliseu.  Apresenta sua situação sem rodeios. Faz menção da fidelidade do seu falecido marido pois este era temente a Deus. Quesito é importante a ressaltar. A fidelidade do seu esposo a favorecia agora... Como alguém que temeu, viveu pra Deus morre e sua família fica à mercer da sorte? Convém citar: Salmo 37. 23-26
"O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada;
ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.
Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.
Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados.
Creio que a alma aflita da tal mulher tinha esse consolo... "o que meu marido foi ainda ontem, me possibilita bênção hoje...."  Ela não chegou falando de si mesma... ela se apresentou como alguém que tinha um motivo de estar ali. Comento: A fidelidade que nutrimos a Deus abre as portas dos céus tanto para nós como para aqueles que dependem de nós. O que você é com Deus se torna referência no Reino muito mais que aquilo que você faz. Mas prosseguindo na história... o profeta ouviu de maneira consoladora e providenciou a solução. Como a mulher foi socorrida? Eliseu perguntou o que ela tinha em casa. Ela disse ter apenas azeite... " uma vasilha de azeite." Aqui,novamente, paro; E fico pensando na pergunta... O que tens em casa? Todo milagre é vindo de alguma coisa já existente. Se você está precisando do agir sobrenatural de Deus... Ele o fará a partir do que já tens. O que você tem? Pode ser até um sonho... entregue a Deus com fé e aguarde seu milagre. 
Ela fez tudo do jeito que o profeta orientou:
Adquiriu vasilhas extras, com parente e vizinhos. Abro parenteses: Deus as vezes nos faz necessitar de ajuda alheia para o milagre acontecer... fiquemos atentos e não sejamos orgulhosos.
Entrou para dentro de casa com os filhos. Tem coisas que Deus quer fazer conosco junto dos nossos, bênçãos especiais para fluir somente com os da nossa intimidade... bênçãos preciosas demais para acontecer em público. Em particular nosso Deus também age! 
Atenção:Não busque manifestações públicas quando Deus quer agir em particular com você! No interior de sua casa, no secreto... Eu creio que a fé dos filhos da viúva foi tomada de outro nível. Deus tem milagres para as famílias desse tempo... mas as famílias precisam obedecer e aguardar as instruções. precisam permanecer juntas. precisam de referenciais... como esta que teve um homem( pai e esposo) temente a Deus. Você pode ser considerado uma referência para sua geração?
Fechou a porta. Essa instrução acompanha a anterior. A nossa intimidade com Deus não é para ser exposta... não podemos fazer de nossa fé um show pirotécnico. 
Despejou o azeite que já tinha... Ela não reteve o que tinha mas, entregou. Quando entregarmos o que temos receberemos o que precisamos. Tem gente que quer receber sem entregar... entregue o que tens. É um princípio bíblico. "Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." Lucas 6:38
Organizando lado a lado as vasilhas cheias. Deus é invisível mas os milagres que  opera são visíveis, palpáveis e funcionais. Percebamos: O profeta não foi lá executar a forma como Deus agiria. Ele tomou por sua responsabilidade a administração do milagre. Profeta de verdade não monopoliza bênção! Quem administrou tudo foi ela seguindo as instruções... ela e seus filhos viram o que a fé no único e verdadeiro Deus pode proporcionar. Deus ama famílias... e  tem milagres específicos para realizar dentro das casas de seus servos. 

"Quando todas as vasilhas estava cheias, ela disse a um dos seus filhos: "Traga mais vasilhas." E ele respondeu: "Já lhe entregamos todas." Então o azeite parou de correr..."

Imagine se você conseguir... a mulher com seus filhos olhando, contando e rindo... dançando, se abraçando em festejar o milagre vivido. Ela olha vasilha por vasilha cheia, uma ao lado da outra, dizendo:" Essa vasilha é de Maria, essa é de Joana, essa é de minha tia e essa, mais essa, essa... e a visão do todo. Quantidades e quantidades de azeite que fariam uma fortuna! Provisão para uma vida toda... Por isso a orientação pra colocar lado a lado... para que ela percebesse o tamanho do milagre e entendesse o valor dele. Deus faz milagre suficiente... 

Note uma coisa: O que se esgotou no momento do milagre foram as vasilhas e não o poder de Deus. o poder de Deus é ilimitado... o azeite parou de escorrer porque não tinha  onde ser colocado. Deus não desperdiça poder e graça. Se houver depósito vazio ele enche... quem encerrou o milagre foi a dona da casa ao se deparar com a falta de vasilhas. Enquanto houver possibilidades de Deus agir, se manifestar em nossas casas, Ele o fará... Se você estiver vazio, Ele o encherá. Pense no que Deus usou: azeite. No velho testamento, azeite é um dos simbolo do Espírito Santo... entendeu? 
Então, vou lhe fazer uma perguntinha básica: O que você tem em sua casa? 
O Azeite é suficiente!!!!
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...