Varandar - meu verbo de estimação.

Varandar- meu verbo de estimação.

Sempre gostei de varandar. Folga sempre combinou  com rede, livro, café e paisagem. Mas nunca foi como agora. Estou lançando um novo olhar sobre essa minha "cobiça" semanal. Nesse tempo que posso varandar diariamente, aprendo.

Observo a paisagem...
Avisto as árvores. Elas me ensinam sobre tempo, espaço e propósito. Aprendo a " lançar sobre o criador toda minha ansiedade"... me recordo do adágio popular:  "não cai uma folha da árvore sem que Deus não saiba." Do mesmo lugar onde plantou a árvore extrai o sustento dela. Lá ela cresce, floresce e dá frutos. Vive as 4 estações intensamente... Portanto, não adianta acolher angústia, medo, pânico e pavor. De que vale sofrer antecipadamente? Um dia de cada vez, uma estação por ano.
" Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?"
Avisto os prédios.
Eles também me ensinam sobre tempo, espaço e propósito.
Eles demoram para aparecer... e muito mais para perecer. Eles nunca saem do lugar. Abrigam pessoas e suas famílias. São verdadeiros amontoados de amor, esperança e sonhos, casais novos, idosos, crianças e até solteiros com seus bichos... ( rsrs) Aprendo que há tempo para todas as coisas debaixo do sol. Que Não posso mudar o curso das coisas e nem as coisas de lugar( muitas delas)... mas posso crer em quem tem todas as coisas debaixo dos seus pés. Acaso aquele que construiu o mundo em seis dias e no sétimo descansou não terá poder sobre o que de sua própria palavra se formou? Deus, o criador, tem domínio sobre tudo. Ele é Senhor. Nada escapa ao seu controle. Posso ficar firme e descansar... ele é construtor, sustentador, mantenedor e empreendedor.
"Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?" Deus, o criador, tem domínio sobre tudo. Ele é Senhor.
Escuto os pássaros... Se toda a criação celebra ao Senhor os pássaros conduzem a sinfonia. Ao som dos mais puro e sublime coral eles exaltam o criador. E o fazem todos os dias sem desafinar... eles também me auxiliam em compreender que há tempo, espaço e propósito. A vida tem música para quem quiser cantar... os pássaros bem sabem disso!" existe um "barulho harmonioso" de gratidão e satisfação na natureza que invade o céu e alegra Deus.
" Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?"
Nessa pergunta de Jesus eu congelo... respiro, sorrio e me emociono. Para essa pergunta eu não tenho resposta... o amor de Deus é algo inexplicável.
Hoje, por força do confinamento, a rua está vazia... não há um movimento de massa em toda extensão territorial. Todos se recolhem nas suas casa aguardando o tempo propício para voltar a ativa. Sinto falta do movimento ... do cheiro de gente, do cenário cotidiano que foi interrompido pelo desconhecido. Sim, tememos o desconhecido! Estamos dormindo e acordando com notícias que incitam o pânico, angústia, medo, depressão... mas essa ausência de segurança, esse desconforto de não poder nem abraçar quem amamos... não ausenta Deus de nossas vidas. Deus não parou porque nós paramos... Deus não se limitou porque ficamos limitados. Deus não mudou sua rotina sendo Deus porque nós mudamos a nossa. Deus não  está confinado no céu porque nós estamos confinados nas nossas casas...
Finalmente, volto meus olhos para dentro da varanda... aqui estou com meu cãozinho. E a pergunta continua a me impressionar: Não valeis vós muito mais do que elas?
Você consegue mensurar o seu valor para Deus?
Jesus me conforta... Jesus sempre me consola.
" Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
(Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
Sim! Basta cada dia o seu mal...
Quero simplesmente confiar. Sei que isso, posso. E você?
Texto bíblico - Mateus 6. 26 a 34, I Pedro 5.6,
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Em sermão que virou postagem: Os quatro erros de Sara...