Um Deus além das montanhas...


UM DEUS ALÉM DAS MONTANHAS...





Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.


Davi faz uma pergunta a si mesmo e a responde: De onde pode vir minha  ajuda? Quem atentará para minha calamidade e me dará socorro?  Embora saibamos que Davi era homem de guerras e  que tinha no seu curriculo imensas vitórias .. o mesmo homem que matou leão, urso e gigante era o mesmo homem que agora se via entre montes, acossado, acuado e sem direção. Por um instante ele sente a solidão... por um instante, apenas. Logo, o mesmo que faz a pergunta é aquele que tem a  resposta. O menino prodígio sabe que tem uma aliança. Ele se lembra do "guarda de Israel". Ele sabe, ele conhece, ele crê num Deus além das montanhas... 
Imagine um vale. Agora, imagine esse vale olhando de baixo pra cima... o que visualiza?  
Montanhas, montes altissímos, montes inatigíveis... por todos os lados. Qual a profundidade desse vale? Quais os riscos nesse vale? Quanto tempo faz a estadia, aí?Mesmo que esse vale seja na alma, somente. 
Davi não relata, geograficamente, o lugar... ele cita os montes. Por que sera´? Porque mesmo estando num vale o guerreiro de Deus nao se permite focar no caos. Ele não visualiza a miséria do lugar, a decadência do momento ou a solidão circunstancial.. não! Ele se permite olhar para o alto. Ele mira  o local que pode gerar esperança em seu coração...
Ele vê montes e não vale. Ainda que sua realidade possa ser um vale... 
Davi conversa com sua alma. Ele a ouve... ele reconhece suas inquietações, suas angústias, medos, insegurança.  Veja, ele tem resposta para sua alma. A circunstância não pode ter a última palavra, ela não determina o final. Não para ele!  Mesmo que de dentro do seu íntimo brote um grito angustiado de desepero e solidão... ele tem memórias.  Ele tem um passado que não pode ser esquecido. Nesse passado o Guarda de Israel esteve presente em todos os momentos. Ele conhece esse Deus... ele tem aliança.  Quem tem um passado com Deus, ainda que seja difícil o momento presente,  jamais temerá o futuro. 
Quem é esse Deus além das montanhas?
Um Deus gerador de todas as coisas. Que é a causa da existência... pois nEle a existência habita. O Deus da causa e causador. Antes de tudo, depois de tudo. o Alfa e ômega. Principio e fim. 
Aquele que idealiza e o mesmo que realiza. 
O Grande Eu Sou...
Um Deus que nos guarda perpetuamente, por toda eternidade.
Constantemente, pessoalmente, fisicamente, moralmente e espiritualmente...  palavras que definem ações de um Deus que vive e reina sobre a criação. Que não perde o controle de nada e que em qualquer circunstância, mesmo que não entendamos... cuida de nós!
Um Deus além das montanhas...
Nosso Deus!
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...