DEUS é o primeiro a acreditar em VOCÊ...


SEJA O SEGUNDO! ( Maristela Guimarães)

155

E Israel Fizera o que era mal aos olhos do Senhor, e Deus os entregou ao poder dos midianitas. Juízes 6

Qual era a real situação do povo de Deus nesse momento textual? A profetisa Débora e Baraque haviam lutado para que Israel se livrasse dos inimigos e eles conseguiram... Durante 40 anos, Israel viveu em paz até ficar nas mãos dos midianitas.  Os midianitas dominaram Israel ao ponto do povo de Deus ter que fazer esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. Tudo que eles construíam, suas plantações, eram invadidos pelos midianitas, não deixando nada vivo, nem gado algum. Eles chegavam como enxame de gafanhotos, era impossível contar o número de homens que atacavam. Era um verdadeiro ataque e devastamento... Por causa dos midianitas, Israel empobreceu tanto, que eles não tiveram outra opção a não ser clamar a Deus. Sete anos sofrendo o peso das consequências dos erros e das escolhas erradas. Deus se distanciou de Israel porque seus atos eram reprováveis...  Deus chegou até Gideão por que seus atos eram aprovados. Juízes 6... narra como Deus foi até Gideão e o chamou. Deus olhou dentre todo o Israel e enxergou  Gideão. Deus reconheceu o valor de Gideão. Deus acreditou em Gideão, no potencial dele e na capacidade que ele tinha de lutar em favor de Deus e do seu povo. Deus acredita em você, no seu potencial, em sua capacidade e no que você pode fazer em favor do reino dele.
“Ah, Senhor, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manasés, e eu sou o menor da minha família". No grupo de famílias o meu é o mais pobre e dentre os da minha casa eu sou o mais insignificante! Em outras palavras: Eu não sou nada, não valho nada, não tenho nada! GIDEÃO sofria da síndrome do patinho feio... ele se olhava e se comparava aos de sua família. Todo mundo podia tudo... menos ele. E se não bastasse, ele ainda comparava sua família aos das outras tribos... e achava a sua pior que tinha. E se não fosse suficiente, comparava sua tribo às outras e seu povo aos outros. Em suma: Onde ele estava... nada prestava. Na verdade o problema era ele! Às vezes, muitas das vezes o problema não é o outro, mas você! E Deus liberou uma palavra de vitória para Gideão que pode ser a mesma pra você nessa noite: "Eu estarei com você! Por isso você destruirá os inimigos, como se fosse um só homem. V.16  Não importa qual a dificuldade que você está avistando... Deus está com você como estava com Gideão. Confia... Confiar em Deus é uma forma de ver a vida do jeito de Deus. Existem jeitos diversos de ver a vida... do jeito de si mesmo... do jeito das pessoas... do jeito da sociedade.. do mundo... e de Deus. De que jeito você vai se olhar....  em que espelho você está se vendo? Deus exerce uma força sobrenatural sobre nós e também natural. Deus não soprou sobre Gideão um fogo destruindo todas as suas dúvidas de uma hora para outra, Deus não retirou repentinamente os sentimentos de inferioridade de Gideão, não! Deus agiu progressivamente, calmamente, e psicologicamente... Deus agiu na alma de Gideão. O ponto de cura do homem é na alma... Uma alma deficiente estraga qualquer serviço cristão. Alma doente- mente doente- coração doente...

Se você tem dificuldade de olhar para algum coisa e se sentir capaz... você tem a alma doente. Se quando você vê um problema você congela e não reage... você tem a alma doente- mente doente - coração doente. Se você quer uma coisa mas não consegue lutar por ela... você tem a alma - mente e coração doente. Sabe por quê? Porque quando estamos saudáveis é natural que a alma, a mente e o coração se unam para realizar, amar, viver... por isso, Deus exigiu que o amássemos de todo coração, alma e entendimento... de todas as forças! Alma, coração, mente unindo todas as forças existentes para atingir um objetivo. Quando a alma caminha em direção oposta ao coração e quando o coração caminha em direção oposta a mente... nada se realiza, principalmente o amor. O ser humano não é um conjunto de fragmentos, mas um todo... Deus pode curar sua alma das mazelas sentimentais, emocionais que enlaçam e te impedem de ver realmente quem você é!  Deus pode curar você das influencias familiares que te algemam inibindo o seu potencial... frases que ecoam em seu ouvido, como: você não é capaz, não tem jeito, não presta... palavras de maldição que usaram contra você e que você recebeu. Te vestiram de um jeito e você acreditou que era assim... Disseram que você seria igual a alguém de péssimo caráter, covarde... e você acreditou. Deus quer quebrar essas coisas!  Deus quer introduzir palavras de bênção dentro do seu coração como fez com Gideão. Deus quer você acreditando que tem coisas boas pra dividir com o reino dele, para dividir com sua família e com as pessoas de modo geral.

O segundo momento depois da fé será sempre um ato de coragem. Deus fala e você acredita...  Deus entende seus medos, Deus entende suas dúvidas, Deus entende suas limitações, Deus entende suas fragilidades, demências, Deus entende... Deus entende! Ore... entrega aí, onde você está, seus dilemas a Deus e peça que a trindade venha e faça o trabalho que precisar em sua vida.
Confie em Deus! Ele pode fazer de você um vencedor! E confie em si mesmo... Deus é o primeiro a acreditar em você. Seja o segundo! ( Mensagem pregada ontem em Travessão.)

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a presença de Jesus faz arder o coração...

Mãos que derramam sangue inocente...