Fazendo um "upgrade".... uma palavra relevante na esfera feminina.


Elas se prostraram à entrada da Tenda do Encontro diante de Moisés, do sacerdote Eleazar, dos líderes de toda a comunidade, e disseram: "Nosso pai morreu no deserto. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se ajuntaram contra o Senhor, mas morreu por causa do seu próprio pecado e não deixou filhos.
Por que o nome de nosso pai deveria desaparecer de seu clã por não ter tido um filho? Dê-nos propriedade entre os parentes de nosso pai"(Números 27:2-4)

Penso que a mãe a essa altura já havia morrido, também. Não posso afirmar, mas o relato não declara a presença da mãe. Pode ser que Moisés estivesse muito ocupado para pensar na condições das moças solteiras da época, sem pai e sem irmãos para as defenderem e as sustentarem. Era um fato: havia entre os hebreus 5 mulheres sem possibilidades de futuro. Elas perderam seu pai, não tinham
irmãos e nem dote para um possível casamento porque não eram herdeiras das terras de pertences paternos, segundo a lei. Como ficaria a situação delas? Seriam por toda vida necessitadas de auxílio moradia, alimentação, dentre outros... viveriam da misericórdia dos parentes. 
 A lei não as contemplava... o que chamaríamos hoje de "lacuna no ordenamento jurídico: a lei omissa sobre determinado caso." ( visão de alguns na hermenêutica jurídica). 

As dignas moças de Israel foram até Moisés e questionaram a lei pedindo uma solução. Ou seja, fizeram uma pequena petição.  Vocês sabem, Moisés era  representante legal do povo e julgava sobre eles em toda lei moral, civil e espiritual. Que angu de carroço! Pois a lei a cerca da herança era restrita a filhos do sexo masculino. Caso não houvessem, a herança ficaria com o parente mais próximo. ( Lembra de Ester? Pode ter sido essa a situação dela, também. Especulação...)  O que fazer nessa situação? Se fosse hoje, o juiz poderia usar de  jurisprudência. Porém, Moisés nunca usou de sua autoridade para decidir algo... Ele, como sempre fazia, foi consultar quem lhe deu a lei: Deus. 


A resposta de Deus foi tal qual é o seu caráter - justo. E por causa delas a lei foi mudada e todas as outras mulheres foram contempladas.

"Moisés levou o caso perante o Senhor
,
e o Senhor lhe disse: "As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os 
parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai..."

Deus não ignora nossas necessidades... Deus não faz vista grossa! Ele viu que as moças tinham razão... abriu precedente para a busca dos direitos. Que coisa linda! 

Deus é capaz de mudar algo que ele mesmo tenha planejado para responder a um pedido. Ele busca atender pessoas e não a regras. Então, o que penso ter Deus visto nessas moças... Caráter.  

Cinco mulheres que escolheram resolver o problema ao invés de se lamentar.  E como precisamos aprender aqui. Reclamar, lamentar, chorar... não resolve nada! Mas abastecer sua alma da misericórdia de Deus  é fazer um "upgrade" .... atualize-se quanto à bondade de Deus. Deus é misericordioso!!! Creia nisso!!! 

Buscou respostas ao invés de falar mal da lei, de Moisés e de Deus. Meu Deus!!! Cinco mulheres que tinham domínio sobre a própria língua... 

"Cuida do seu caráter que Deus cuidará de sua reputação." E foi justamente o que aconteceu.... Elas foram embasadas na verdade. Declaram o erro do pai e se  pronunciaram a respeito, demonstrando sua fé no Deus do seu povo. Fizeram reconhecimento da lei, advogaram pela sua causa e diante de todos os líderes da sociedade, respeitosamente, agiram. Ousadas e intrepidamente falaram... e Moisés as ouviram.

Através dessas mulheres outras mulheres foram contempladas. A lei mudou em benefício das mulheres...

Quando agimos de acordo com a moral, prudência e fé... Deus interfere na realidade para nos abençoar. Deus torna justa nossa petição e responde positivamente. Ele se alegra em cuidar de nós. E a partir de nossa conduta abençoamos tantos outros. 
Na verdade, a herança daquelas mulheres era o próprio Deus... 
Deus muda cenários. Deus muda leis. Deus muda ideias... Deus muda qualquer realidade quando a causa for justa e nobre. Ande, honestamente, diante de Deus. Faça as coisas certas e certamente, Deus julgará sua causa...
Deus nunca calou uma voz feminina... e nunca calará, se esta for verdadeira, reta, justa e moral. Se for dentro da Palavra... como não tocará Deus? "Por que o nome de nosso pai deveria desaparecer de seu clã por não ter tido um filho?" Se sua questão for justa... haverá justiça! Apresente sua demanda a Deus!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...