Uma cultura relevante para uma geração futura.


Salmo 128

Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!
Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.
Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,
e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!

                                      Construir
 Essa palavra foi a chave de todo momento. Porém, ao olhar para o ambiente, que não aconteceu propositalmente, vemos a desconstrução gerando  a visão. A formalidade do expressar cúltico foi substituído por algo mais descontraído e informal. Mesas redondas propondo o sentar, conversar, comer junto, dialogar.... muito próximo de uma casa, família, gente comum com desejos comuns. As risadas... um jeito de expressar felicidade! No ar pairava um convite meio tímido: "entre na roda e aproveite!" Entrei...
A palavra...
O salmo 128 foi apresentado num tom de sociedade vulnerável... o que era possível entender face a exposição textual, o pano de fundo do texto. Ou seja, a família expressa não era a que de imediato lemos.... ponto de entendimento: não era uma família perfeita. O que se aproximava e muito da realidade dos ouvintes.  A dependência em Deus era a chave. A fé não poderia ser baseada em segmentos de regras mas na pessoa de Deus. 
Era necessário acabar com o mito da família perfeita. Desconstruir a ideia de perfeição para construir ambientes saudáveis.  Num tom doce, calmo e muito sereno o jovem pastor enfatizou:

Uma família saudável...
Tem conflitos. É um lugar de luta. Lugar para continuar amando apesar das diferenças. Amor vivido de cima para baixo: pais como exemplos de amor, amando sem esperar reciprocidades.
Famílias saudáveis que amam seus filhos mas não os idealizam.
Famílias saudáveis que constroem ambientes livres e autônomos.
Numa família saudável as pessoas se expressam... argumentam com respeito, são livres. Cada pessoa tem voz própria. Voz é identidade. Voz denuncia quem somos... continuava ele. 
Famílias saudáveis... nelas as feridas são expostas. Não há ocultamento de erros, incertezas, defeitos. Ocultamento de doença. 

Nesse momento um senhor, humilde senhor, se levanta e dirige-se até ao altar... Aproxima-se do gazofilácio, oferta e interrompe a fala do pastor. Ele se pronuncia... e o que ele diz é nobre: -"Pastor, hoje não orei pelo senhor, não!" As outras pessoas riem. O pastor se aproxima. Interage.  Se emociona...
E o ambiente saudável continua. 

Não! Não ouse achar que é uma igreja perfeita! Não é! Não é mesmo... é só um momento perfeito. Em que a Palavra, o ambiente e as pessoas, pelo Espírito Santo, foram aperfeiçoadas. 

Assim, foi  na  Igreja Batista da Coroa no domingo passado.... em Campos dos Goytacazes.

E eu... saí cheia de alegria por presenciar um momento como este que acabo de  descrever. 




Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Quando a presença de Jesus faz arder o coração...