De volta à ativa!



Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.


(Provérbios 6:6-8)

As formigas me deram uma grande lição... estou vivendo uma briga com elas. Eu as identifico e logo as mato então, elas encontram outro caminho e voltam à ativa. Esse desespero volta de dois em dois dias. Hoje pela manhã ao descer à cozinha, identifiquei novamente uma fila imensa delas... na mesma hora pensei alto: elas não desistem nunca! Tal frase, entrou dentro de mim num estalo! E nós, seres tão inteligentes e racionais, por que não temos essa resiliência tão natural das formigas?  
O texto bíblico é um conselho de Salomão ao preguiçoso... não é o meu caso. Mas o texto retrata bem o que quero manifestar aqui. Para Salomão observar as formigas é ser sábio. Então, vamos observá-la?
Elas sempre voltam à ativa mesmo sendo resistidas pelos opressores. As formigas não param e nem se deixam parar. Outro detalhe a ser considerado: elas fazem seu próprio caminho... e diante de um obstáculo dão volta, simplesmente, traçando outro. Curiosamente, prevenidas! Trabalham até para o tempo caótico, de crise. 
Que salomão era sábio, já sabemos, mas esse conselho que ele nos dá é precioso...
Poderemos: O que obviamente fazemos diante de tantas investidas em vão? Desistimos. Mas o que fazem as formigas? Insistem permanentemente.  Quando deparamos com alguém ou alguma coisa que atravessa nosso caminho... empacamos, travamos. Elas não! Dão volta e seguem seu destino não se deixando vencer, dominar. Outra certeza, nós somos imediatistas. Trabalhamos para o hoje, desejamos ver resultados urgente, queremos tudo agora... elas não! Tem visão ampla... estocam resultados de trabalho por longos períodos, sem pressa e sem cessar. Agora, a maior das lições, por isso a deixei por último: elas nunca trabalham sozinhas e nunca para si mesmas. Elas vivem em grupos e unidas.
Lição:  É muito mais saudável, seguro e animador quando caminhamos juntos, construímos juntos e conquistamos juntos. 
Não importam as dificuldades... vamos aprender! E se alguma coisa nos impediu de prosseguir... estamos de volta à ativa!!!
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...