Lições sobre Noé...

Alguns dias venho pensando sobre o episódio da arca de Noé... de imediato me veio à memória um quadro que meus pais tinham na parede da sala. Lembro bem quando ele foi comprado. Eu não conhecia a história... mas me fascinava aquele barco imenso sobre as águas. Minha mãe me falou o que ele representava para nós, os cristãos.  E depois, com o tempo, fui aperfeiçoando meus conhecimentos a respeito, lendo a bíblia, claro. Cresci crendo que Deus sim, mandou o dilúvio, poupou Noé e sua família, juntamente, com os animais. Eu sei, há contrários porém, eu creio na Bíblia como Palavra de Deus, revelação divina em sua totalidade. Então, como hoje minha direção foi o professor Noé, para desenvolver um momento lúdico com professores da rede municipal, vou continuar com ele, por aqui, citando algumas lições...

Quando Deus mandar você fazer algo... faça! Mesmo sabendo que todas as pessoas ficarão contra... não desista! Deus não erra em seus planos. Noé obedeceu e foi honrado por sua postura de homem fiel, leal e obediente ao Senhor. As mesmas pessoas que vaiaram, riram e criticaram, depois tiveram que engolir, à baldes, o que ele profetizou. 

Quando Deus lhe instruir em relação ao que precisa ser feito... faça tudo como ele mandar. Ele não erra nos cálculos. Ele não errou no tamanho da arca, nos dias de confinamento dentro dela, no lugar de recomeço para Noé e sua família... Ele nunca erra!

Quando Deus lhe prometer algo... confie, espere. Ele cumpre todas as promessas! Mesmos aquelas impossíveis... Ele é Deus! Prometeu a Noé um dilúvio e cumpriu. 

Deus sempre irá apontar um futuro promissor para aqueles que lhe são fieis. Depois das águas... o arco-íris. Sim, sempre haverá um renovo, um recomeço e oportunidades de sonhar outra vez. É Deus quem nos assegura! O trágico não é para sempre.... há cor, muita cor, no céu dos escolhidos. Deus sempre terá algo novo para nos oferecer... o arco-íris foi um momento novo, novinho, para Noé e os seus. 

Como os animais que na arca entraram em pares... entre na vida, em qualquer circunstância... em par, nunca sozinho. Deus tem um parceiro, parceira, para você em algum lugar. Ou, em muitos lugares que você precisar ir. Estou falando de parceiros de orações, de confidências, de sonhos, de realizações. Parceiros na vida... para a vida. Noé não entrou sozinho... porque não era sozinho. É muito importante cultivar relacionamentos saudáveis... que acreditem em você, invistam em você e continuem com você mesmo quando todo o resto te abandonar. 

Tenha sempre em sua bagagem o que funciona... o necessário. Noé não levou nada que não era preciso. Evite excessos! De qualquer natureza. Excessos nunca ajudam!

Seja prudente em tudo... a fé não dispensa a prudência. Noé, antes de abrir a porta da arca, abriu a janela... e por duas vezes. Fez dois testes... só depois, quando tinha certeza do fim do dilúvio, abriu a porta. 

E finalizando, o que Deus tem para você como missão implica em muito mais do que você imagina... Deus pode usar um momento seu como referência para o mundo todo e transformar em esperança para uma geração ou, gerações. Veja, parte da promessa de Deus a Noé se estende a nós hoje... nunca mais o mundo será destruído por meio de água. Noé creu... mas seremos nós, ou parte de nós, que viverá e verá tal promessa se cumprir.  

A Palavra de Deus não diz que Noé era um exímio construtor de barcos. Creio que ele não era entendido no assunto... mas o barco, a arca, que construiu não afundou. Outras embarcações construídas por habilidosos construtores afundaram, como o Titanic, por exemplo. Então, não é quem você é que faz a diferença. O que importa mesmo, é com quem você está, vive, anda...

Não é quem você é... mas quem Deus é, que fará a diferença na sua vida! 
Lembre-se: por maior q tenha sido sua realização e por maior que tenha sido seu sucesso... você não é Deus! Então, cultive sempre o hábito de agradecer e adorar aquele que jamais falha.  "Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. "

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...