O poder da poda...





..."e poda os ramos que dão fruto, para que produzam ainda mais fruto. " (João 15. 2)

Uma observação: A vide é um tipo de árvore que só serve para dar fruto. Ela não é madeira para construir alguma coisa... não tem outra utilidade a não ser, dar fruto. Ela foi feita, somente, para isso: dar frutos. Se não cumprir esse propósito, deve ser queimada, jogada fora... Se Jesus, usa dessa analogia para falar de nós, uma única coisa basta para entendermos: ou damos frutos ou não servimos para nada! De acordo com o texto, hoje minha visão se funde em uma verdade desse texto, o qual já refleti bastante... a poda. A poda de acordo com o texto é para os ramos que já dão frutos, com a intenção de dar ainda mais. Se você está nesse grupo... alegre-se! Você não está sendo corrigido, castigado ou "apanhando" de Deus, não! Você está sendo cuidado... para melhor produzir. 

A forma amável de Deus nos podar... a planta ao lado, ganhei de uma amiga, em meu aniversário. Tomei posse dela já bem depois e quando chegou aqui, estava num estado crítico... mas insisti com ela, por amor e gratidão. Ela era linda na foto, acreditei que se eu tivesse paciência e cuidado, voltaria a florir outra vez. Hoje, resolvi podá-la para favorecer seu crescimento e beleza. Diante desses cuidados, Deus me falou sobre o texto que inicio a postagem. Não foi de qualquer jeito, o livro de João tem sido estudado, e o texto era esse para a manhã desse dia... uma forma pedagógica dele mostrar o que tem feito em mim. Sentei-me e adicionei a prática à teoria. Juntei tudo e agora compartilho com você.

A ênfase toda desse texto é permanecer em Cristo... esse é o ideal de todo trabalho do Agricultor. Então, tudo que Deus faz em mim é para que eu permaneça em Cristo. Os meus frutos não são para mim mesmo, ou para levantar uma bandeira denominacional. Os frutos por mim tidos é para estreitar minha relação com a trindade. Então, que venha a poda, mas que eu permaneça, Nele!

Podar, requer atenção! Eu podei a planta porque meus olhos estavam sobre ela. Ela não passou indiferente, pelo contrário, era importante e necessária para mim. Aplicando: Eu e você passamos pela poda por sermos importantes e necessários para Ele. Temos a atenção de Deus... o olhos dele estão sobre nós. Estamos no campo de visão de Deus.

Podar, requer Amor! Se eu não amasse aquela planta eu não me importaria com ela, com as folhas secas e sem vida. Eu não me importaria com os brotos que já apareciam... e precisavam de espaço para se firmarem. Deus nos ama tanto que não permite que fiquemos sem vida, sem frutos e secos espiritualmente. Ele nos ama tanto, que interfere em nossas mazelas e nos modifica, nos trata... nos poda. 

Podar, requer corte. Usando a tesoura, fui cortando tudo que não prestava na planta. Tudo que não era favorável, bonito e útil foi retirado. Ela não entende, mas eu a dona, sei o que importa ficar e o que tem que ser tirado e lançado fora. Deus sabe o que importa ficar em mim e o que não interessa mais... o que não é útil, o que não presta. Ele tira, corta e joga fora tudo o que não vale mais nada em nós! 

Claro, toda poda pode produzir dor no momento... mas Ele sabe o que faz. Ele é o Agricultor! Deus não desperdiça dor na vida do cristão. Ele transforma dor em cor, vida! Dor na realidade espiritual é sinal de resistência... não tente mudar a forma como Deus está lhe fazendo resistente. Ele torna o mal em bem... sempre, pois não perde o controle de nada!

Podar,  produz revitalização! As velhas folhas precisam ir embora para que as novas... cheguem. Ramos renovados dão frutos... do contrário, ficam estéreis. 

Jesus é a videira e nós os ramos. Deus fará tudo para permanecermos em Cristo. Deus nos ama tanto que não deixará ficarmos como estamos... ele sempre nos melhorará!
 

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...