Ebenézer




"Ebenézer- Até aqui nos ajudou o Senhor."
Essa palavra tem o signi
ficado de " pedra do socorro." Palavra profeticamente aplicada por Samuel sobre uma pedra, em forma de holocausto, pedindo um socorro a Deus, quando seu povo permanecia cercado por grande número de filisteus... pedido esse concedido por Deus.

Assim... "os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel,  porquanto foi a mão do Senhor contra eles todos os dias de Samuel."

Nesse tempo Samuel era a autoridade máxima em Israel, abaixo de Deus.  A única  nação em que o profeta era referência de poder, autoridade e governo. Ele era visto como sacerdote, profeta, juiz e administrador do povo... tinha reconhecimento e respeito de toda nação.  Samuel me ensina muito nesses dias.
Filho de uma mulher estéril, resultado da Graça e por conseguinte entregue para uma vida separada, consagrada. Desde o ventre seu futuro já estava determinado... havia um proposito maior e ele respeitou isso. Nunca foi desobediente a Deus, a Eli, a Ana. Cresceu sabendo que era Nazireu. O filho desejado... muito amado também foi o Filho devolvido.  Entregue ao Senhor, Samuel cresceu tendo seu caráter forjado e instruído por Eli, o sacerdote. Deus falava com Samuel... ele ouvia, e atendia. Ele foi forjado para o Reino. Tem pessoas assim... tenho lido dois livros distintos nesse tempo, distintos e preciosos. Um é uma biografia autorizada de Kathryn kuhlman o outro, de watchman Nee. Ambos, foram forjados para o Reino, cada um na sua habilidade e dons. E penso, que de alguma forma a vida deles deixaram um "Ebenézer " de rastros...
Samuel, foi legitimamente, essa bandeira de manifestação pessoal do cuidado divino com seu povo...  hoje, temos o Espírito Santo dentro de nós, vivemos o tempo mais precioso da Graça e nem somos por perto, o que esse homem foi... digo, a respeito da fidelidade, integridade e comprometimento. Ele ouvia Deus... Ele obedecia a Deus.  Não tinha nada na vida desse homem que desonrasse o Senhor fosse no público ou no privado.  E Deus era sempre com Ele... Ebenézer é a mais perfeita expressão para um relacionamento efetivo com Deus. É como se Ele tivesse lido seu passado,  relacionando-o com seu  presente e apontando para o futuro... em outras palavras: "Eu nunca estive só... e nunca estarei. Meu povo nunca esteve só e nunca estará."
 "Portanto, Ebenézer é também o nome dado a uma pedra memorial erigida por Samuel para marcar o local onde Deus ajudou Israel a derrotar os filisteus ao norte de Jerusalém. (Léxico de Português Hebraico STRONGS). "

Ebenézer!!!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...