A pedra de ajuda....





Ebenézer significa "pedra de ajuda".

Posso me recordar de um poema que aprendi no ensino médio: "No meio do caminho tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho..."


Duas pedras, melhor dizendo: a primeira , o lugar. Essa, pelo significado , positiva. A segunda, filisteus... negativa. Os inimigos do povo de Deus. A pedra da impossibilidade, do confronto, da derrota e fracassos.


Ebenézer - o lugar.


“Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca.” (1 Samuel 4:1 RA).

O nome do lugar onde Israel ficou acampado era profético... tudo o que Israel estava vivendo era profético.


Essa referência ao lugar é muito interessante... pois nesse lugar o povo é derrotado pelos seus inimigos. Os filisteus eram inimigos presentes... já de longa data.

A pergunta que pairava em suas mentes era: " Por que o Senhor permitiu que os filisteus nos derrotassem? Eles acreditavam que a ausência da arca trouxera a derrota. Mas, nas verdade, não era ausência da arca... após a chegada dela no arraial, Israel teve outro confronto com os filisteus acompanhado por outra derrota. Trinta mil homens morreram. Foi uma verdadeira matança... E a arca foi levada pelos filisteus. Naquele dia a tragédia foi enorme... no campo de batalha e dentro da cidade. Com a notícia da morte dos filhos e a perda da arca, morreu também o sacerdote Eli e sua nora que entrando em trabalho de parto não resistiu. Porém antes, deu ao menino o nome de Icabode, que quer dizer: "

Foi-se a glória de Israel." E foi mesmo... Muita desgraça num dia só.

Tudo indicava vitoria: estavam dentro de um ambiente profético, acompanhado da arca que simbolizava a presença do Senhor no meio do povo... Mas é bom observar uma coisa: de nada adianta estar no lugar certo com o coração errado. O lugar pode ser profético, o nome do lugar pode ser a evidência de tudo que tem pra ser vivido, pode até ter a forma representativa de culto...

Ter tudo que representa a presença de Deus não significa ter a presença Dele.


“Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.” (1 Samuel 5:1 RA).


Pode ser que lendo o texto não tenhamos a ideia de que essa derrota proporcionou aos filhos de Deus 20 anos de domínio filisteus. Esse povo era uma " pedra" no sapato de Israel. Parece brincadeira que o lugar de derrota tenha significado de " pedra de ajuda "...

O profético falhou? Não! Deus não costuma ter pressa em cumprir o seu propósito enquanto houver demora de arrependimento e novo proceder. Enquanto o propósito não se cumprir, Deus vai trabalhando por dentro ... no meio do povo. Sim, haveria um momento de pedra sobre pedra e a mais resistente, venceria. Bem, a Vitória chegou... houve arrependimento, decisão unânime de servir ao Senhor, consagraram-se e obedeceram a Samuel.

Assim, tendo Samuel tornado Juiz conduziu ao povo à Vitória.


Ebenézer- a presença. Graça no meio do povo, pelo povo e com o povo.


Em meio ao confronto Deus se manifestou... Samuel sacrificava - Deus libertava! O Senhor falou por meio de uma poderosa voz de trovão que vinha do céu colocando os inimigos em pânico. E assim, foram derrotados, sendo todos mortos...


“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7:12 RA).


A PEDRA DA VITÓRIA


Era o marco do cuidado, da presença e do amor de Deus pelo seu povo. Era um "Ebenézer" fora do espaço geográfico, em Mispá todavia, dentro da presença do Eterno, debaixo das asas de Deus.

O profético falhou? Não.


Enquanto Samuel viveu a mão do Senhor foi contra os filisteus... assim narra a Bíblia.


Ana sabia que seria assim? Não. Mas Deus tinha propósito!


O Deus que sustenta o universo sustenta a minha vida, a minha causa e os meus sonhos.


Ebenézer - até aqui nos ajudou o Senhor.


Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...