Agar, a escrava que ouviu Deus… Você conhece essa história?

“Agora olhei para aquele que me vê”… 
“ Tu és Deus que vê ”…  Gn. 16.13,14


Frases de uma mulher.
Uma mulher escrava.
Uma história de impressionar qualquer leitor: 
                          A história de Agar.

Uma mulher que não tinha controle de sua própria vida. Uma mulher que não tinha se quer direito de escolher com que homem dormir e com quem ter um filho. Uma mulher que não podia escolher qual rumo dar a sua vida. Como toda a história de escrava, Agar, acabou por ser mãe do filho do patrão e inimiga número um da patroa. Se fosse aqui no Brasil na época da escravidão, seria seu filho, um mestiço. Histórias como essas tem muitas… Agar era escrava egípcia. Como escrava não podia fazer suas próprias escolhas. Fizeram-nas por ela… Sofreu,fugiu e ouviu. É, a escrava que ouviu Deus. Dificilmente, uma escrava ouviu Deus como, Agar.  Deus olhou para Agar e sentiu  seus problemas,  assistiu suas dificuldades, escolheu o nome para seu próprio filho e ainda abençoou  a sua descendência.  Agar, entendeu e creu em Deus, muito mais que Sara, que duvidou da promessa.  A egípcia creu em Deus.  A judia, duvidou.
Deus olha a fraqueza e limitação humana e não descarta o sofrimento de quem quer que seja. Deus não faz acepção de pessoas. Deus é o Deus dos miseráveis! Sara foi escolhida por Deus para ser mãe de uma grande nação mas, não mais importante que Agar, diante dos olhos do Senhor. Deus deu nome ao filho da escrava, uma vez que não tinha esse “paternidade reconhecida”. Por ser, Sara, insegura e amarga, Abraão foi obrigado a se separar de Ismael. Deus, novamente, sentiu a dor de Agar e fez de Ismael um homem com profissão,pai de família e representante de uma grande nação. Agar, me ensina que não importa a posição social que o indivíduo ocupar… importa a fé que o mesmo  desenvolverá em Deus. Deus é realmente aquele que defende a causa dos que, injustamente, sofrem as afrontas dos "grandes" desse mundo. Pode-se existir diferenças sociais mas, Deus jamais verá o homem com esses estereótipos.  As diferenças existem no mundo humano, não no divino.  A fé em Deus e não nos recursos humanos faz de qualquer um, filho de Deus e abençoado por Ele. 

Reconheço por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.  Atos 15.14

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...