A visão natural do agir sobrenatural de Deus...





E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Jeremias 18. 3. 4
Não pense que o vaso se quebrar significa imprudência, incompetência ou indiferença do oleiro. Não, não é! O vaso se quebrar, naquele momento do processo é comum... ele ainda não tinha ido ao forno e nem lixado. Ele estava em processo de criação.
O vaso em questão é Israel, quebrado nas mãos de Deus, devido à desobediência, idolatria, teimosia e indiferença a Deus. Israel estava fora dos padrões estabelecidos por Adonai. Eles se colocaram numa posição de descontrole total.
O texto é claro, caso você continue a ler, que Israel teria de Deus o que merecesse ter. Se houvesse arrependimento - misericórdia. Se houvesse resistência - exílio, cativeiro. E Israel teve a segunda opção.
Sabemos que Israel tem altos e baixos em sua relação com Deus... em todo momento Deus nunca se afastou do povo porém, nunca fez vista grossa aos erros da nação. Uma hora, o povo de Deus vivia o auge da adoração e comunhão. Em outro momento... é como o que retrata o texto de Jeremias: idolatria, desobediência, teimosia e etc. Deus é paciente... e foi paciente com seu povo. Por muito tempo Deus avisou, sinalizou, comunicou o que faria. Mas o povo continuava na linha da desobediência. Então, levantou um profeta. Sim, porque quando sinais, anjos, Palavra não funcionam mais... Deus levanta profeta. Aí, a coisa já entrou no extremo. E ser profeta do caos, da ira de Deus não é fácil, não! Jeremias sentiu na pele o efeito de comunicar algo que ninguém queria ouvir. Mas o Deus de amor é o Deus de ira, também...
Bem, nós temos de Deus o que merecemos ter de Deus. O texto é muito claro. Ele comunica a possibidade de arrependimento e quando há resistência, ele corrige.
Precisou de exílio, cativeiro para o povo entender que a nação escolhida era para a glória dele. E na visão natural, real, dada a Jeremias, Deus comunicou algo sublime, sobrenatural... eles estavam nas mãos de Deus. Deus não perde controle de nada!Deus tem domínio sobre nós.
Todo cristão mesmo quebrado está nas mãos de Deus. E não importa o tempo que durar a correção: Você ficará de molho, será amassado, colocado na roda e enquanto for girando, será moldado, formado... até ser colocado no forno por tempo necessário e depois lixá-lo. Quando tudo estiver feito. Quando estiver pronto, Deus então, vai expor você! Para ser vaso de honra...
Processo demorado porém, eficaz!
Lembre-se: Deus trabalha de dentro para fora. Do interior para o exterior.
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...