Gente vaso - Gente barro




A olaria não é um lugar comum para o profeta...  mas é o lugar de aprendizagem. Lugar de impacto e de revelação... O oleiro ou artesão é o artista e o agente principal no ambiente. O barro é a peça chave de todo processo... e o profeta, é o aluno em questão.
  
Pois é, a grande sacada desse texto é a revelação do dominio de Deus sobre seu povo ainda que este não esteja preocupado com isso. Tendemos a esquecer de onde viemos e quem tem controle total de nós. Por isso o versículo chave para nós agora é: "Mas o vaso de barro que ele estava formando não saiu do seu agrado."( Diz o texto em traduções diferentes que o vaso se quebrou... na mão do oleiro.) " por isso amassou novamente o barro e começou a fazer um novo vaso conforme queria." Novamente preciso lembrar:  O barro será sempre o mesmo... porém o vaso, não! 
 Enquanto ele fazia o vaso, ele se quebrou nas mãos de quem o fazia... algumas considerações preciso fazer:
O oleiro não descartou o vaso - Deus não descarta ninguém que um dia já esteve em suas mãos. Não mesmo!! esteja certo disso.
O oleiro não colou as partes - o oleiro não faz nada de qualquer jeito. Ele fez um novo. 
O oleiro não mudou a estrutura do barro - ele usou o mesmo barro pra fazer um novo vaso. 
O oleiro tem o domínio do barro - ele o tem nas mãos. 


Bem, você deve estar pensando- Por que Deus não fez o homem de outro material mais caro, mais bonito, luxuoso como brilhante, pérolas, etc?
Vou deixar Paulo, o apóstolo de Cristo, responder essa: 

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. (2 Coríntios 4:6,7)

Não importa quantas vezes nos quebramos, ou quantas vezes nos deformamos... Deus, o oleiro, o artista da criação é capaz de fazer algo novo a partir do que somos formados. O barro é maleável - por isso sempre haverá jeito para mim e para você. 

Obviamente, não será fácil. Não será simples. Não será divertido... ser amassado dói, ser modelado dói. 

Mas lembre-se: 
Sãos as mãos do oleiro no barro... ele sabe o que faz. Ele nos ama. 
Mas é claro que tem um contexto... esse, é dado na última postagem. 
Bom dia!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...