PROVADO NAS ÁGUAS DE MERIBÁ...

força-de-deus

Tirei de seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos. Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá. (Salmo 81.6,7)

Tempo de paz sobre Judá. Governo de Ezequias que trouxe um avivamento por mais ou menos 29 anos... décima nona geração daqueles que tinham saído do Egito. (727 a 697 a.C) Nesse momento era grande a alegria no meio do povo. O Deus da restituição estava sendo exaltado, glorificado... Ezequias e todo o povo regozijavam-se com o que Deus havia feito e tudo em tão pouco tempo. E brota da família de Asafe esse salmo... essa adoração.

O que podemos aprender...

Um governo que tem como foco Deus só pode proporcionar paz e festa... seja esse o de uma simples família ou de uma nação. Quando somos movidos pelo agir de Deus vivemos as maiores experiências de cuidado e sustento divino... e a paz reina em nosso coração e em nosso arraial.  Antes de Ezequias foi dor, choro e pecado. Durante seu reinado, avivamento. E após este, cativeiro.

Ao lançarmos mão do pano de fundo deste texto, percebemos como a bênção pode estar presente ou ausente de nós. E isso o salmo 81 deixa muito claro. Termos usados pelo salmista que é riquíssimo em informações..."tirei o peso sobre seus ombros.” Fisicamente ou espiritualmente, quando estamos fora da vontade de Deus o peso é enorme na consciência, no corpo e na alma” suas mãos ficaram livres dos cestos de cargas”. Longe da vontade de Deus estamos presos em lutas para sobrevivência, amarrados em compromissos e responsabilidades que nos algemam e nos forçam à uma vida de fadiga e tensão. Mas tudo isso pode ser retirado, se em nossa aflição, clamarmos a Deus. “Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá.” Deus assistiu seu povo porque este clamou. Deus jamais será indiferente ao aflito. JAMAIS! Deus não nos poupa das consequências dos nossos erros... mas ele nos livra quando de coração, arrependidos , pedimos livramento.  “provados nas águas de Meribá.” lembranças, quando no deserto quase mataram Moisés. A pergunta do povo era essa: Deus está com a gente ou não? Talvez você esteja fazendo essa mesma pergunta... se Deus o pôs à prova nas águas de Meribá, creia! Ele irá matar sua sede. Ouse mudar de pergunta... Estou com Deus ou não? Depois, ouse mudar de atitude.  Assim, você verá os sinais de Deus acompanhando sua vida. Deus está conosco o tempo todo. Nas aflições,nas tempestades ou nas provações. Esteja com Ele, também!

“Muitos falam de Deus, poucos falam com Deus e pouquíssimos escutam a voz de Deus.”

“Não existe cenário de tristeza, que joelhos no chão e uma profunda oração não consiga mudá-lo. Teste isto.” Pastor Chinelato

Pela Cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...