O SOS DE DAVI...

arde o meu coração.

A febre não é uma doença, mas um sintoma. Na verdade é uma defesa orgânica... seu papel é indicar que tem alguma coisa errada. Um estado horrível de dor no corpo, mal estar... estou sentindo isso agora. Mas a febre física não é  pior que a da alma. Nesse caso, o tratamento é mais intenso, doloroso e até demorado. Isso é trabalho para Deus. Alguns momentos nós vamos até Ele... em outros, Ele vem até nós.    

“Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.’ Salmo 142.4

Uma oração quando ele estava numa caverna solitária sofrendo perseguição de Saul e seus perseguidores. Talvez sua alma estivesse questionando o que muitas vezes as nossas, questionam: O que fiz pra merecer isso? E ele mesmo tinha a resposta, que nós também temos em alguns casos: nada! As cavernas eram lugares apropriados para a oração; " Se Davi tivesse orado tanto em seu palácio como orava em sua caverna, ele talvez nunca tivesse cometido o ato que trouxe tanta desgraça quando era mais velho.” Isso, porque como nós, Davi orava mais na desgraça que na ausência dela. Bem, ele estava sofrendo retaliação por parte do rei que tanto ajudou, vivendo um momento de febre na alma. Ele olha pra direita, ninguém. Ninguém que o conhecesse... não conhecer Davi? É, não o conhecimento de que Davi precisava... o conhecimento íntimo. O guerreiro se sentindo sozinho e sem chão, sem refúgio. Sua alma febril clama ajuda a Deus. Ele diz: “Senhor não há ninguém... ninguém que cuide de minha alma. Minha alma está doente...” Posso ousar? Creio que o nosso garoto, agora homem, estava começando a sentir o peso de viver com Deus e fazer a vontade dele. Acabara aquela vidinha nos pastos cuidando de seres tão delicados... agora, era a realidade dura de viver com seres humanos, maldosos e inescrupulosos. Davi estava experimentando o amargo da vida, o peso de enfrentar a oposição, as consequências de ser bom no que fazia. Sim, porque não há nada que incomode mais do que ser competente no que se faz... recebe-se  aplausos e também perseguições. Davi estava sozinho, sem fama, sem glória, sem dinheiro e sem rumo. Sua alma estava gritando por socorro.

"A ajuda humana falha mais quando é mais necessária.” No auge, aplausos. Na perseguição, solidão. Davi tinha somente Deus...

“Em alta voz clamo ao Senhor; elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia. Derramo diante DELE o meu lamento; a ELE apresento a minha angústia,” Salmo 142. 1 e 2.

Davi sentia na alma que estava desprotegido. E quem nunca se sentiu assim? A solidão sem sentido, o vazio sem explicação, uma saudade “de sabe lá o que’. Mas também, a angústia, a falta de estímulo. Quem nunca recebeu uma notícia que ameaçou sua felicidade? Quem nunca perdeu alguém que amasse? O SOS de Davi é o mesmo nosso hoje... Deus!

A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes. Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

O que necessitamos hoje é o que Davi usou com Deus... SINCERIDADE.

ADMITIR que estamos mal. ADMITIR que precisamos de ajuda. ADMITIR que estamos presos. Sim! Ninguém se esconde na caverna a toa. A  alma na prisão precisa de quem a liberte... e esse alguém é Deus. Tem coisas que podemos fazer por nós, mas tem outras que só Deus pode fazer! Cuide-se! Clame a Deus!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Pessoas feridas ferem pessoas queridas...