Por onde anda a tal esperança?

Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. (Salmo 55. 22)

A esperança é a felicidade antecipada de algo bom que está para acontecer na sua vida. Joyce Meyer

Observe a imagem ao lado... consegue achar a esperança ali? Olhe outra vez!! Esse bichinho adentrou a minha varanda e se achegou até a porta... justamente quando confabulava comigo mesma e com Deus. O texto bíblico já era meu, do dia, recebi enquanto caminhava para a escola. Mas o tema da postagem, surgiu da presença desse ser. Veja, essa criatura trouxe à minha mente o que Deus estava me falando enquanto me movia, pra lá e pra cá, em todo o dia!
Essa imagem me remete à forma que olhamos a vida... sem fé. A situação, o problema, a crise fica grande enquanto a esperança... quase some, ou desaparece. Se a fé esmorecer, nada vai sobrar a não ser, a  enorme imagem do nosso fracasso.

Então, disse eu: já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no SENHOR.
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.
Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. (Lamentações 3. 19 a 21)
Por um momento a fé parecia estar enfraquecida então, a esperança pereceu. A coisa estava brava... até que ele mudou de postura: Vou trazer à minha mente o que pode fazer bem a minha alma.

E então, ele saiu do estado de desgraçado para o de miserável. Como assim? Simples. Ele afirmou no versículo seguinte: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque elas não tem fim. v.23

Qual a diferença, você se pergunta? Eu explico. Um desgraçado, é alguém fora da graça.  Já o miserável... A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas, com a  miséria delas.  No caso a misericórdia aqui é de Deus, ele tem compaixão com nossa dor, nossa miséria. Sendo assim, a imagem do fracasso na mente do profeta diminuiu... e a esperança cresceu. Observe a imagem agora... assim, acontece com a gente. Se o foco estiver na esperança... ela cresce e nossa visão do restante fica em segundo plano. O mesmo lugar, o mesmo espaço... foco diferente. Conselho: mude o foco! Foi isso que o profeta Jeremias fez. Minha condição não é de um desgraçado mas, de um miserável!! E a esperança cresceu!

O diabo quer que
 acredite que o que você tem agora é o que terá para sempre. Porém, tudo pode mudar!!
Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança;pois hoje mesmo anuncio que restaurarei
tudo em dobro para vocês. ( Zacarias 9.12)
A Bíblia registra um provérbio que diz “Como um homem pensa em seu coração assim ele é” (Provérbios 23.7)

Como você se vê?
Alimente a  esperança em seu coração!

Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. (Salmo 55. 22)

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...