Um ajudante de profeta tentando passar a perna no profeta...
" Construa teu ninho numa árvore que suporte tempestade."
Um ajudante de profeta tentando passar a perna no profeta...
Estou pensando num homem chamado Geazi. Ele era o moço, cooperador do profeta Eliseu. Ele era para Eliseu o que Eliseu foi para Elias. Eliseu ficou conhecido como "aquele que deitava água sobre as mãos de Elias." ( 2 Reis 3.11) Pelo serviço prestado ao homem de Deus, Eliseu teve seu ministério reconhecido... bem, Geazi tinha tudo pra ser o próximo profeta, eu creio, e ter o ministério reconhecido por sua dedicação, tal qual Eliseu teve, se não fosse avarento, mentiroso, indisciplinado.

Parece-me que ele via a ação de Deus mas não assimilava. As bases da vida de Geazi eram outras, diferente da vida que vivia ao lado do profeta... Ele estava envolvido no ministério de Eliseu mas, não envolvido com Deus. Lembro-me que quando a sunamita correu para o profeta buscando ajuda para o filho morto... Eliseu mandou o "moço" em seu encontro. Porém, a reação não foi a esperada. Ao moço ela nada contou, com o moço não retornou... e o menino não voltou à vida, mesmo ele usando o bordão do profeta. Entenda... uma pessoa pode ser ajudante de profeta, caminhar, comer e vivenciar experiências com o profeta e não ser alguém, espiritualmente, confiável e de autoridade. Eu penso que a sunamita sabia disso. Ela era uma mulher de Deus, tendo reconhecido o ministério de Eliseu, convenceu o seu marido a servi-lo, dando-lhe hospedagem. E você acha que quem era hospedado junto a Eliseu?Pois é!!

Lição: Não tente enganar um verdadeiro profeta... como ele, muitos hoje, vivem uma vida próxima a Palavra, unidos a homens e mulheres espiritualmente sadios porém, longe dos ensinamentos e vontade de Deus. Tão próximo... e tão longe.
Geazi - vale da visão
A Bíblia relata que após a lepra, ele andou frequentando o palácio do rei da Síria... lá, ele relatou sobre sua experiência como moço de Eliseu, inclusive, na oportunidade foi quem testemunhou sobre a sunamita, que se queixava das terras que perdera. Pelo testemunho de Geazi, ela foi restituída.
Não faço ideia, como Deus tratou com Geazi, além da lepra. Não vou aqui conjecturar... creio que o mais importante é aprendermos dos riscos de estarmos entre os de Deus e não sermos um deles. Guardemos o coração onde as riquezas, sensualidades, posses, títulos etc... não tenha poder contra nós!
Boa noite.
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.
Comentários