Quando cometemos uma grande insensatez...

"Precisamos nos precaver tanto contra uma teologia sem devoção como também contra uma devoção sem teologia."



Tal a era a situação de Davi... cheio de devoção mas com a teologia do Ego. Vamos fazer um recenseamento, ele falou. O servo, Joabe, o orientou para não realizar tal ato pois Deus iria reagir contra todos porém, com a alma inflamada de si mesmo e de influência satânica, o rei de Israel, colocado ali pelo próprio Deus, desconsiderando qualquer possibilidade de consultar ao Senhor, foi lá e fez. Antes que você julgue nosso héroi, Somos iguais a Davi, um tantão de devoção e um tiquinho de teologia. O barco da devoção é a emoção. E a emoção navega no mar da alma... esta por sua vez, cheia de si mesma é um perigo! Davi dançou conforma a música! Dançou feio e com ele, todo o o povo que governava. Pois creia, quando você e eu erramos sempre sobrará para alguém, também. No caso de Davi, uma nação inteira... que desastre! Quanto mais privilégio maior a responsabilidade... se Deus põe algo em nossas mãos, maior deve ser nosso cuidado. Davi tinha tanto poder que acabou usando tudo isso contra si e contra toda aquela gente. O que não faz uma ida no secreto... cinco minutos a sós com Deus pode nos proteger de nós mesmos, pode mudar o curso de nossas estúpidas decisões, pode girar a chave que nos tirará de dentro de nossos palácios pessoais.   

"Depois de mandar fazer o recenseamento, a consciência de Davi o acusou, e ele disse ao Senhor."Pequei seriamente com o que fiz. Por favor, meu Senhor, eu imploro que  perdoe o pecado do seu servo, porque cometi uma grande insensatez."

Que noite comprida Davi teve... com certeza não dormiu. Não podemos medir as consequências e o tamanho da proporção de tal erro para o povo. Mas podemos imaginar como deve ter sofrido esse homem. Sabemos como dói pecar. Sabemos como fere a alma, como sangra o coração quando agimos impulsivamente, quando por conta própria fazemos o que Deus não mandou fazer. Davi não é o único que deu lugar a carne e ao Diabo. E ele de verdade se arrependeu... mas agora, já estava tudo consumado. Não tinha como evitar a catástrofe! Deus é justo... pecado tem tratamento, e severo! Mas tem solução, glória a Deus!

Não sejas tão duro com Davi... não se apresse em julgá-lo! Deus tem me falado assim. Todos estamos propensos a errar. Deus foi rápido em falar ao profeta, Gade, respondendo a oração de Davi. A resposta foi... três opções de punição. Como Deus é bom! Davi pode escolher a menos terrível. Isso é graça num tamanho enorme... ainda no velho testamento. Olhe os números e confira: 7 anos de fome por todo o reinado, 3 meses de fuga diante dos inimigos, ou 3 dias de praga sobre a terra. A primeira opção, avalie, seria devastador... nenhum reino subsistiria tanto tempo em pé, 7 anos, pense em números de vidas mortas, de gado... o império acabaria, o povo seria facilmente derrotado por algum inimigo ou alguma aliança fora de Israel teria que ser feita, levando o povo a ficar nas mãos de algum povo estrangeiro. A segunda opção, o próprio Davi fugindo outra vez... 3 meses escondido em cavernas, vivendo na escória por conta do medo dos inimigos. Nas mãos de outros homens perversos, sofrendo a ira e afronta de guerreiros como ele mesmo. Ele viveu essa maldita sorte quando teve que fugir de Saul. Na pele, ele sabia que era impossível sair ileso sem a ajuda do Altíssimo... então, o que restou? A terceira opção. Ela era assombrosa porém, era a garantia de sobrevivência, pois era  a mão de Deus, que apesar de ser implacavelmente pesada era também, enormemente, misericordiosa. Foi a resposta de Davi: "É grande a minha aflição. Mas é melhor cair nas mãos do Senhor, pois a sua misericórdia  é grande, do que cair nas mãos dos homens." E lá vem 3 dias de praga..

E Deus foi misericordioso... Bendito seja o Senhor de Israel. A misericórdia sempre acompanha o agir de Deus mesmo quando é para punir, pois toda punição visa redimir o pecador. 

Mas não acabou, não!  Tem resposta de Davi em meio ao caos. 
Em outra postagem...

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em sermão que virou postagem: Os quatro erros de Sara...

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...