Quando cometemos uma grande insensatez...

"Precisamos nos precaver tanto contra uma teologia sem devoção como também contra uma devoção sem teologia."



Tal a era a situação de Davi... cheio de devoção mas com a teologia do Ego. Vamos fazer um recenseamento, ele falou. O servo, Joabe, o orientou para não realizar tal ato pois Deus iria reagir contra todos porém, com a alma inflamada de si mesmo e de influência satânica, o rei de Israel, colocado ali pelo próprio Deus, desconsiderando qualquer possibilidade de consultar ao Senhor, foi lá e fez. Antes que você julgue nosso héroi, Somos iguais a Davi, um tantão de devoção e um tiquinho de teologia. O barco da devoção é a emoção. E a emoção navega no mar da alma... esta por sua vez, cheia de si mesma é um perigo! Davi dançou conforma a música! Dançou feio e com ele, todo o o povo que governava. Pois creia, quando você e eu erramos sempre sobrará para alguém, também. No caso de Davi, uma nação inteira... que desastre! Quanto mais privilégio maior a responsabilidade... se Deus põe algo em nossas mãos, maior deve ser nosso cuidado. Davi tinha tanto poder que acabou usando tudo isso contra si e contra toda aquela gente. O que não faz uma ida no secreto... cinco minutos a sós com Deus pode nos proteger de nós mesmos, pode mudar o curso de nossas estúpidas decisões, pode girar a chave que nos tirará de dentro de nossos palácios pessoais.   

"Depois de mandar fazer o recenseamento, a consciência de Davi o acusou, e ele disse ao Senhor."Pequei seriamente com o que fiz. Por favor, meu Senhor, eu imploro que  perdoe o pecado do seu servo, porque cometi uma grande insensatez."

Que noite comprida Davi teve... com certeza não dormiu. Não podemos medir as consequências e o tamanho da proporção de tal erro para o povo. Mas podemos imaginar como deve ter sofrido esse homem. Sabemos como dói pecar. Sabemos como fere a alma, como sangra o coração quando agimos impulsivamente, quando por conta própria fazemos o que Deus não mandou fazer. Davi não é o único que deu lugar a carne e ao Diabo. E ele de verdade se arrependeu... mas agora, já estava tudo consumado. Não tinha como evitar a catástrofe! Deus é justo... pecado tem tratamento, e severo! Mas tem solução, glória a Deus!

Não sejas tão duro com Davi... não se apresse em julgá-lo! Deus tem me falado assim. Todos estamos propensos a errar. Deus foi rápido em falar ao profeta, Gade, respondendo a oração de Davi. A resposta foi... três opções de punição. Como Deus é bom! Davi pode escolher a menos terrível. Isso é graça num tamanho enorme... ainda no velho testamento. Olhe os números e confira: 7 anos de fome por todo o reinado, 3 meses de fuga diante dos inimigos, ou 3 dias de praga sobre a terra. A primeira opção, avalie, seria devastador... nenhum reino subsistiria tanto tempo em pé, 7 anos, pense em números de vidas mortas, de gado... o império acabaria, o povo seria facilmente derrotado por algum inimigo ou alguma aliança fora de Israel teria que ser feita, levando o povo a ficar nas mãos de algum povo estrangeiro. A segunda opção, o próprio Davi fugindo outra vez... 3 meses escondido em cavernas, vivendo na escória por conta do medo dos inimigos. Nas mãos de outros homens perversos, sofrendo a ira e afronta de guerreiros como ele mesmo. Ele viveu essa maldita sorte quando teve que fugir de Saul. Na pele, ele sabia que era impossível sair ileso sem a ajuda do Altíssimo... então, o que restou? A terceira opção. Ela era assombrosa porém, era a garantia de sobrevivência, pois era  a mão de Deus, que apesar de ser implacavelmente pesada era também, enormemente, misericordiosa. Foi a resposta de Davi: "É grande a minha aflição. Mas é melhor cair nas mãos do Senhor, pois a sua misericórdia  é grande, do que cair nas mãos dos homens." E lá vem 3 dias de praga..

E Deus foi misericordioso... Bendito seja o Senhor de Israel. A misericórdia sempre acompanha o agir de Deus mesmo quando é para punir, pois toda punição visa redimir o pecador. 

Mas não acabou, não!  Tem resposta de Davi em meio ao caos. 
Em outra postagem...

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

Quando a presença de Jesus faz arder o coração...