Gilgal... passando pela navalha de Deus.

"Hoje revolvi de  sobre vós o opróbrio do Egito."Josué 5. 9
"Hoje removi a vergonha e a humilhação sofridas no Egito." Bíblia Viva

Momento sublime na vida de um povo... Desertos não são para sempre, mesmo para os mais desobediente e murmuradores. Muitos morreram...  Se a primeira geração não conseguiu o feito magnífico de receber como presente de Deus, a Canaã, os mais novos, na liderança de Josué estavam prestes a este feito.  E para o  momento purificação, santificação, aliança. 

Gilgal é lugar de se despir para Deus. É lugar de posicionamento com Deus. É lugar de visão...

Gigal é um lugar onde os israelitas, homens, fizeram seu tratado de paz com Deus..  Gilgal era o lugar onde os homens iriam se despir e passar pelo momento cirúrgico... físico e espiritualmente.  Aqui ficariam selados como guerreiros e herdeiros da promessa. Se despiram do Egito... dos hábitos e da influência religiosa que carregaram pelo deserto. Ao Cortarem o prepúcio, eles estariam cortando à sua volta, espiritualmente, toda relação com o passado de escravidão e fazendo com Deus uma aliança. O ato da circuncisão é ainda hoje, observada  pelos judeus e muçulmanos. Há mais de 5 mil anos... ela ainda é feita também mas com outro nome, postectomia, ou "cirurgia da fimose." um ato de prevenção por questões de higiene, saúde e até prazer sexual. Como Deus está certo sempre e como ele cuida dos seus... antes de provar pela medicina como a circuncisão era necessária, Deus já fazia entre seu povo. Zelo de Pai.  O que, claramente, mostra como a Bíblia é sábia e revela o criador. Eles fabricaram os instrumentos cirúrgicos, eles foram os cirurgiões e enfermeiros... jovens, aprendizes guerreiros, representantes do exército de Deus, forjados pelo calor do deserto, equipados pela experiência do deserto, treinados e modelados entre trilhas e caminhadas no deserto. Gilgal é  geograficamente, profético... de lá, Josué avistava Jericó. Lá, enquanto namorava Jericó, teve um encontro extraordinário com o comandante dos Exércitos do Senhor. Que visão, que momento glorioso...
Ouso dizer, que todos nós temos que passar por Gilgal. Todos nós temos um lugar profético... pelo menos um.

 Antes da vitoria... envolvimento. Eram jovens, a segunda geração do deserto que  receberia as promessas de Deus. Ainda não tinham sido circuncidados e para entrar na terra prometida deveriam primeiro estreitar os laços com Jeová... o ato da circuncisão era uma pratica religiosa em Israel. lembre-se de Abraão: Era procedimento padrão e uma marca registrada do povo de Deus. (Gn. 17) E quando algum estrangeiro desejava fazer parte do povo tinha que passar pela faca, também!

Antes da vitoria... quebrantamento. Bem, a juventude de Israel precisava cumprir tal rito para depois festejar a páscoa e guerrear contra Jericó. Por estarem 40 anos no deserto, havia a falta da festa da páscoa e o ato que os tornavam aptos para tomar posse das bênçãos oriundas da promessa na terra. Só era considerado como povo de Deus quem tinha essa marca... o circuncidado. Era essa a diferença entre qualquer povo e o povo de Deus. Davi, ao se referir ao gigante Golias, ele não disse quem é esse valente, guerreiro, ou coisas do tipo... ele foi enfático em falar: "Quem é esse incircunciso para afrontar o exército do Deus vivo?" Circuncisão, é cisão... espiritualmente, naquele momento, era particularmente, intimidade com Deus. 


Antes da vitória... adoração. Eles festejaram a festa da páscoa... o que foi direcionado por Deus aos judeus quando estavam para sair do Egito. Agora, de fato a promessa estava se cumprindo... festa no arraial de Deus e festa no coração daqueles jovens guerreiros  forjados para a promessa. A festa da Páscoa tem a conotação de libertação. Por isso, creio, a palavra do Senhor a Josué:
"Hoje revolvi de  sobre vós o opróbrio do Egito."Josué 5. 9
"Hoje removi a vergonha e a humilhação sofridas no Egito." Bíblia Viva

Antes da vitória... provisão. Na terra que estavam, já não precisavam mais do Maná, então Deus encerrou sua manifestação de cuidado. E eles passaram a comer o produto da própria terra... que lindo! O povo já inserido no contexto da promessa. Vivendo do fruto da benção. Quando  o caminho é trilhado na obediência Deus remove jugo, visita com a provisão e abre as portas da promessa. 

Antes da vitória...visão. Enquanto Josué visualizava Jericó, um homem com uma espada visitou o acampamento. Era o Comandante do Exército do Senhor.  A aliança estava estabelecida... havia companhia. A vitória estava garantida! Era hora, era o momento do povo de Deus!!!

 Em algum momento Deus vai agir cirurgicamente, conosco... vai doer, vai exigir tempo de tratamento e repouso, mas será definitivo. Vai exigir de nós quebrantamento e confiança. Mas antes que as pessoas  vejam quem Deus é em nós, veremos quem somos em Deus. Vai chegar o momento da promessa se cumprir porém, não será de qualquer jeito. Será como deve ser... do jeito de Deus. 

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Pessoas feridas ferem pessoas queridas...