Se o Senhor estivesse aqui...

" Jesus disse: " Desamarrem as faixas e deixem-no ir."!

Ele se chamava LÁZARO...  morto a 4 dias. Um cadáver fedido e sepultado era o que restava. Tudo o que podia ser feito... foi feito. Até chamar Jesus pra vê-lo enquanto estava doente, foi. Imagina se o seu amigo tem a fama de Jesus de curar doenças,  realizar milagres, você nem se preocuparia com o mal do seu corpo... nem teria medo de morrer, pois sabia que o seu amigo, que ajuda todo mundo viria ajudar você.  Passou isso na cabeça de Lázaro?  Acredito que sim. Pensou isso Marta e Maria? Por certo que sim. Mas ele não foi.. Ele não chegou a  tempo de curá-lo. Marta o recebe com essa tônica: "Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido." Se ao menos chegasse antes... (em outras palavras) mas agora, já não tem mais jeito. Maria, falou-lhe a mesma coisa... a mesma frase. Acho que quando lázaro deu o último suspiro esta deve ter sido a frase solta no ar:" Se Jesus estivesse aqui..." (Fazer o que né, agora não tem mais jeito).  Assim, respondemos... muitas vezes.
A esperança se foi.  Tem um adágio  popular que muito escutei: A esperança é a última  que morre! Mas até ela havia morrido. Não tinha nada mais sobrado desse terrível momento a não ser dor e saudade.
E lá vem Jesus...
Tudo sombrio, mas Jesus estava chegando. Tudo doendo... mas Jesus estava chegando. Tudo vazio... Mas Jesus estava chegando. O amigo já enterrado... mas Jesus estava chegando.
Alguém deve ter pensado: chegou no final. Nem pra dar um adeus ao amigo. Nem pra consolar as amigas...
O que as pessoas não sabiam é que o que estava reservado para LÁZARO, o amigo, não era uma simples cura, um milagre comum .... pra ele estava reservado algo nunca visto naquele tempo: Ressurreição.  Um morto, um moribundo já  empacotado voltando à vida.  Lázaro saindo do túmulo enfaixado  depois de 4 dias.... não é algo comum de ser ver. Imagina naqueles dias...
Jesus chegou para fazer o que ninguém mais podia... Jesus chegou no fim para estabelecer um novo começo. Porque ressurreição  aponta para um novo começo... isso ninguém sabia até aquele  momento. Uma conjectura: Se Lázaro  morreu achando que Jesus não deu importância à sua vida,  a sua dor, ao seu mal ou até mesmo à sua amizade... ele reviveu sabendo que Jesus se importou com sua morte. Jesus chorou como todos nós choramos. Jesus sofreu como todos nós sofremos. Jesus sentiu a dor da perda como todos nós sentimos.  Antes mesmo de abrir os olhos e contemplar a presença do amigo... ele ouviu sua voz. "Lázaro sai pra fora".
Ouvir a voz de Jesus é tudo o que de melhor poderia acontecer para ele....

Eu aprendo por hora que:
Não importa o tempo dos acontecimentos,  não importa como, quando... Jesus chega exatamente quando tem que chegar. E com Ele chega o extraordinário.  Aquilo que nunca ninguém calculou, imaginou..  o fim pra Jesus é começo. É oportunidade de evidenciar algo novo. Lázaro, Marta e Maria são provas disso. Lázaro foi por todo resto da vida uma mensagem de ressurreição. Ele apontava para o que mais tarde Jesus viveria e representaria... a ressurreição  porém, não simplesmente do corpo.

Eu aprendo que mais importante que ver é ouvir... Lázaro enquanto vivo não viu a Jesus... estava doente mas não recebeu a visita do amigo. Depois de morto, ele ouviu a doce voz de Jesus e a ordem de voltar a viver.

Eu aprendo que mesmo depois de consumado toda a esperança... se Jesus chegar, ainda há esperança. Jesus nunca chega atrasado em seu propósito. Nós é que temos a terrível mania de aferir o tempo segundo nosso jeito de viver.  Jesus mesmo falou: " Eu não  sou desse mundo." Ele NUNCA viveu agarrado aqui... na verdade, era totalmente desapegado. E se nós aprendermos com Ele, assim deveremos viver... não somos desse mundo.  Não podemos  viver apegados às  coisas daqui...

Por fim. A morte não é o fim. Essa mensagem é a mais importante de todas. JESUS deixou claro: "Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá, e quem vive e crê  em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"

Eu creio!



Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a presença de Jesus faz arder o coração...

Mãos que derramam sangue inocente...