O anseio de Isaías...



Oh! se fendesses os céus, e  descesses, e os montes se escoassem de diante da tua face,
Como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, e assim as nações tremessem da tua presença!
Quando fazias coisas terríveis, que nunca esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face.
(Isaías 64:1-3)
DEUS é onipresente ... está em todo lugar mas, certamente, Deus não  está em toda parte com sua presença manifesta... este é o motivo de Isaías desejar " Oh! Se fendesse os céus..." ele ansiava o poder, a presença como tinha seus antepassados.  Êxodo 19 nos dá uma amostra:  Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. ( Êxodo 19:10,11) Atenta para o termo " "terceiro dia" pois toda a escritura conversa entre si... o Antigo Testamento testifica  do Novo como este, do Antigo. Ao terceiro dia... ressureição, libertação, vida.. santificação, separação. Vestes limpas do cordeiro.. Deus falaria com o povo fortalecendo a aliança. Jesus concluiu em três dias todo o procedimento de anos de aliança Mosaica.
O anseio de Isaías... era vivenciar um aproximação maior com Deus. Uma relação mais de perto... Ele não desejava limitar Deus a ação passada, pela experiência do seus. Ele queria, desejava mais... o que Isaías buscava é o que eu e você temos diariamente, hoje, a plenitude. A totalidade expressa na habitação do Espírito Santo. O que mais poderíamos ter? Fica essa pergunta no ar... eles tinham só o que Deus deseja mostrar em sua glória e poder... sua manifestação. Hoje, nós temos sua habitação e acabamos desejando o que Isaías tinha... manifestação.  Isaías tinha o que muitos querem e desejava o que todos os nacidos em Cristo têm... a presença o Espirito Santo. Em termos de Revelação nós atingimos a totalidade... mas infelizmente,  vemos muito querendo voltar lá no início. São os rituias que em Cristo foram encerrados. São as festas que em Cristo foram consumadas. As expressões culticas  e culturais que não mais nos assemelham... pois somos o Israel de Deus forjados na nova aliança, que nunca perece e que jamais terá que ser substituída.

Oh! Se rendesse os céus... a presença manifesta ainda nos é permitida. Obviamente, em momentos de glória e poder podemos usurfluí-la  seja num ajuntamento solene ou em um secreto lugar... Deus ainda se manifesta, mas não é regra para efetivar a presença... pois ela já existe em nós.  Isso  eles nunca tiveram, nunca experimentaram....

Eu penso que nós temos tudo... e ainda vivemos como se nada tivéssemos. Deus tenha misericórdia de nós. Pois tudo está ao nosso alcance... que não sejamos tentados a voltar aos rudimentos.

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas” (Mateus 27. 50-51).

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...