Aprendendo a enxergar fora da moldura...

The Bride and Groom


Aprender a enxergar fora da moldura deve ser o aprendizado maior da vida....
Não há perfeição em nada e ninguém. Por isso podemos em algum momento decepcionar e sermos decepcionados... Como resistir a um negócio desse? Se não há perfeição em nada então nossos relacionamentos já começam falidos? Sabedoria divina... Se eu eu sei que nada em mim é perfeito, se concluo que tudo que faço é passível de erros, se admito que não sou 100& certo o tempo todo... então posso olhar o outro com a mesma visão e aceitá-lo. É isso que faz o relacionamento... É isso que faz a família.... investir  no outro sabendo que o mesmo tem defeitos e erros como qualquer um. Sair fora da moldura é entender que em qualquer momento podemos ser contrariados, decepcionados mas mesmo assim vale a pena permanecer investindo, pois apesar das imperfeições, não há nada mais perfeito do que duas pessoas tão diferentes cultivar uma relação harmoniosa e equilibrada. Li uma história que me ensina sempre a olhar os dois lados do ser humano e aprender a valorizar justamente o que fortalece e  une uma relação, seja ela qual for...
Dois amigos, Mussa e Nagib, viajavam pelas estradas e sombrias montanhas da Pérsia, acompanhados de seus servos.
Certa manhã chegaram à margem de um rio onde era preciso transpor a corrente ameaçadora. Ao saltar de uma pedra o jovem Mussa foi infeliz, falseando-lhe o pé e precipitando-se no torvelinho espumejante das águas em revoltas. Teria ali morrido, se não fosse Nagib, que atirou-se nas correntezas e conseguiu trazer a salvo o companheiro de jornada. O que fez Mussa? Chamou os seus mais hábeis servos e ordenou-lhes que gravassem numa pedra esta legenda:

"Nesse lugar, durante uma jornada Nagib salvou seu amigo mussa".

Seguindo viagem de regresso às terras, sentados numa areia clara, puseram-se a conversar e por motivo fútil, surge de repente, uma desavença entre os dois.

Discordaram, discutiram e Nagib, num ímpeto de cólera, esbofeteou brutalmente seu amigo. O que fez Mussa? Não revidou a ofensa. Ergueu-se e tomando Tranquilo seu bastão escreveu na areia clara. "Neste lugar, durante uma jornada, Nagib por motivo fútil, injuriou, gravemente seu amigo mussa".

Um de seus ajudantes observou respeitoso:

' - Senhor, da primeira vez, para exaltar a abnegação de Nagib, mandaste gravar, para sempre, na pedra, o fato heroico. e agora, que ele acaba de ofender-vos, tão gravemente, limitas a escrever na areia incerta o ato de violência e covardia. A primeira legenda ficará para sempre. Todos os que transitarem por este sitio dela terão notícia. Esta outra, porém, riscada no tapete da areia, antes do cair da tarde, terá desaparecido como um traço de espumas entre as ondas do mar'.

Respondeu Mussa sabiamente:

' - É que, o benefício que recebi de Nagib permanecerá para sempre em meu coração. Mas, a injúria, escrevo-a na areia, como um voto, para que depressa se apague e mais depressa ainda, desapareça da minha lembrança. 

Assim deve em nossas relações tanto familiares como em amizades... Precisamos aprender a gravar na pedra os favores, os benefícios , as palavras de carinho, simpatia e estímulo. E escrever na areia, as injúrias, as ingratidões, as ofensas e ironias que nos ferem, nos machucam, nos magoam pela estrada da vida. Aprender a GRAVAR na pedra nos faz pessoas gratas e reconhecedoras da necessidade do outro para ser feliz. Aprende a ESCREVER na areia nos faz pessoas generosas,misericordiosas e também conscientes uma vez que não só as pessoas erram conosco mas nós erramos também com elas.
E aí, vamos escrever na areia ou gravar nas pedras?
Sejamos sábios e passemos a olhar os relacionamentos fora da moldura... a vida não é um brincar de casinha! Somos reais,vivendo relacionamentos reais portanto, precisamos ser adultos.
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

 Colossenses 3:13

Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...