KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA

KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - COMUNHÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA -

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pobreza, um grito da humanidade...

images...”Quando nos referimos ao termo pobre, devemos compreender toda uma complexa situação de carência humana e vulnerabilidade. Não queremos reduzir o conceito à sua dimensão sociológica, nem tampouco esvaziá-lo numa alucinação estéril. A situação de pobreza é aquela situação de carência e humilhação, na qual um ser humano é conduzido contra a própria vontade. Ninguém se faz pobre, é empobrecido. Pobre é quem quer comer e não tem comida, quem sente frio e não tem abrigo. Pobre é quem vê seu filho doente e não pode curá-lo; quem quer superar seus vícios, mas não consegue; é quem sonha com um lar feliz, mas não consegue se relacionar bem com a pessoa amada. Pobre é quem chora sem poder ser consolado. Pobre é quem sofre, mas não pode aliviar o sofrimento. Por isso quando nos referimos a pobre, neste trabalho, estamos pensando nas pessoas que estão vivendo uma ou várias situações como estas. Algumas destas situações são crônicas e merecem especial atenção, outras são passageiras, nem por isso menos indesejável. Se há alguma situação de pobreza onde as pessoas optam voluntariamente por ela, então esta não é a pobreza de que estamos falando aqui, pois ela não precisa ser eliminada. Entendemos que os religiosos que fazem opção pela pobreza, fazem-no exatamente para engajar a sociedade na superação do sofrimento. Pobreza tampouco é um esforço intelectual, ou um exercício de piedade para não se apegar a bens materiais, por mais interessante que isto seja. Quem não se apega a bens materiais, tendo-os, pode até ser chamado de sábio, mas não de pobre.”

Enquanto estudo... posto.

Um texto que me causou interrogações porém, uma certeza: Deus não deve suportar a pobreza... ela é fruto da injustiça que permeia a sociedade: Desigualdade Social. 

“Ele ama a justiça e o direito; a terra está repleta da bondade do SENHOR.” Salmos 33.5 Bíblia King James Atualizada

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Nenhum comentário:

KOYNONIA - DESTAQUES DO MÊS

Deus pensou em você!





Deus pensou em você!
Na manhã de hoje...Deus pensou em você. Não diferente de ontem, precisamente ele calculou todos os riscos possíveis, que você correria neste dia, sem a intervenção dele em sua vida.
Pensou em que circunstâncias Ele teria que atuar a seu favor e através de você, com a legítima vontade de lhe abençoar.
Programou sua agenda de forma que seus sonhos se realizassem e suas expectativas fossem atingidas. Porém, observou que partes do dia ,várias vezes, (onde lhe deu liberdade de ação )você teve oportunidade de pedir ajuda e não o fez...e então conclui que por mais bem ele o fizesse e por mais bênçãos o desse, ainda assim,partes de suas escolhas seriam sem consultá-lo. Que pena! Sofrimentos poderiam ter sido evitados, dores não sentidas, frustrações não ocorridas e derrotas não vivenciadas. Porém, só assim você entendeu, já no finalzinho do dia, que era mais sensato e inteligente e bem menos dolorido, ter dito: Pai, me ajude... Mas amanhã é outro dia e tudo pode ser diferente. Já é tarde, Ele continua a te proteger e esperar a tua manifestação de filho. Seja sensato e não vá pra cama sem falar com Deus .Uma oração por menor que seja, poderá fazer uma grande diferença em sua vida.
"Que Ele cresça e que você diminua..."
(parafraseando- João Batista)
Deus te abençoe!
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.