Entre vós não será assim...



Palavras de Jesus para uma mãe, em Mateus.  Para dois dos seus discípulos, em Marcos. E para mim, hoje. Lendo essas palavras, Deus ministrou algo poderoso em meu  coração, que desejo compartilhar aqui, com você... em doses homeopáticas. 

Vejamos o contexto:
Um pedido ousado... sentar ao lado de Jesus, um à direita e o outro à esquerda. Chocante pra você? Você pediria também se estivesse lá. Os discípulos ficaram indignados pelo pedido... mas foi porque não surgiu da boca deles. Qualquer um ia querer isso. Se fosse possível, a ideia seria aceita. Penso que Thiago e João foram naquela: "Ninguém perde por tentar."  Jesus não os recriminou... dessa conversa surgiu a filosofia do Reino.

Jesus, perguntou algo espetacular que eles responderam, eu creio, sem pensar. Vocês podem beber o cálice que eu beber, e ser batizado no batismo que eu sou? Sim! foi a resposta. Creio que isso alegrou o coração de Jesus, pois ele afirmou que de fato iria acontecer. Mas eles não imaginavam que cálice seria esse... o cálice da cruz e o batismo. O segundo, moleza perto do primeiro. Essa conversa tinha uma tônica:

Não adianta estar com a cabeça na glória se a glória não estiver dentro de você! Quer ocupar um lugar de destaque na glória, faça por merecer na terra! O mais impressionante é que os caras não estavam enganados... havia essa possibilidade mesmo. Jesus não falou nada sobre não existir, mas afirmou não saber, pois essa decisão era do \Pai. Ele não podia escolher...

Os discípulos estavam preparados? Ainda não! Nenhum deles. Essa conversa provocou um desconforto entre eles... deve ter sido um momento conflitante com os dois pedintes, pois o texto diz que Jesus precisou chamá-los a si. Surgiu meio que "uma briguinha básica." Do tipo, "ninguém é melhor que ninguém aqui... egoístas. Somos um grupo e não uma dupla!!!"  Eu consigo imaginar. Que loucura!

Então, Jesus aplica- lhes uma lição daquelas!
No mundo, e seu governo, as pessoas têm autoridades e governam sobre as outras. Mas não no Reino de Deus! Esse modelo de liderança não pode acontecer entre vocês...
Deus não pensou numa forma de governo onde alguém é superior ao outro. Entre vós não será assim!
Essa afirmação de Jesus é muito forte! E é para hoje, mais do que nunca.

A ordem é outra:
"Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;
Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos."

Ou seja, tomem-me por exemplo. 


A igreja de Cristo não é uma empresa, uma ONG, agência, ou coisa do tipo. A igreja é o corpo vivo de Cristo. E Cristo é o cabeça... a liderança é do Espírito Santo, pois ele é quem fala às igrejas. E nós? Servimos. 

Que essa instrução se apodere de nosso espírito,alma e mente. 

Há um consenso entre os estudiosos da Bíblia que o reino dos céus, tão propagado por Jesus, foi instituído na cruz. E pasmem os "grandes" de plantão: tanto à esquerda como à direita do nosso Salvador, estavam ladrões. Homens de péssima índole, caráter e valor. Um foi salvo e  outro condenado. Mas a cruz era pra para os dois! E a igreja de Cristo não pode calar essa autêntica e radical mensagem profética: o reino dos céus é para todos que se arrependam! Para todos que aceitarem a mensagem da cruz! Para todos que confessarem a Cristo como Salvador e Senhor. 
Para todo aquele que crer!! Pobre, rico, ladrão, doutores, doentes, oprimidos,valentes e fracassados... que haja unidade na palavra e unidade no confronto com o inferno! Que sejamos servos. Que entre nós, assim seja!

Eu não disse no início que era  algo poderoso? E é mesmo! Se a igreja viver essa simplicidade do evangelho o mundo verá a glória de Deus em todos nós!
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.


Comentários

Unknown disse…
Palavras maravilhosas... refleti bastante sobre... Fico imaginado se tivesse a oportunidade de presenciar o momento dessa reflexão em pregação por vc Maristela. De seu amigo Marcelo.
Olá, Marcelo...
"Que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus... q assumiu a forma de servo até a morte de cruz." Pedido de Paulo para a igreja cristã. Deus te abençoe!

E HOJE VOCÊ FOI PARA A GLÓRIA...ATÉ LOGO!

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...