Quando o necessário é mais que o bastante...

Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar rico, nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque se eu tiver mais do que o necessário poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus. Pv. 30.12012-05-20 001
Uma oração... um pedido. 
Talvez pensas, que o Sábio aqui se fez de bobo. Ou talvez, ele seja realmente um bobo. Podendo fazer tantos pedidos... o que está porém, em questão, não é o bem viver do escritor mas, a cumplicidade com Deus e a relação de fidelidade com ele. Agur, reflete sobre  a incapacidade humana, e ora pedindo um caráter nobre e circunstâncias que não  coloquem em risco tal caráter. Tipos de homens especificados aqui: desrespeitoso,hipócrita, orgulhoso,ganancioso.
Como todos os provérbios , este ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida, tal pedido deixa claro que o homem é realmente resultado do que vive. Portanto para ele, vamos deixar claro, o melhor é ter o necessário. Como ser humano ele sabe o quão somos vulneráveis às circunstâncias e quão fúteis somos, nos deixando encantar por seduções  aparentes de bem-estar permanente. Fica claro para ele que duas coisas o deixaria longe de Deus e isso ele jamais suportaria : Mentir –  Não é próprio do ser humano do nada, assumir seus defeitos de caráter. Agur está aqui se expondo no ato de pedir que isso não aconteça com ele. Se ele pede é porque há possibilidade. E claro que há. Uma das coisas mais comuns é a tal da “mentirinha branca”, inofensiva, “positiva” e que não faz mal, só bem. Mas Deus não vê assim! Deus trata de pecado como pecado ... seja qual for. E mentira é pecado, uma porta aberta para satanás trabalhar na vida do mentiroso de forma a distanciá-lo de Deus. Fique atento!
A segunda coisa: miséria e avareza. Dois pontos extremamente distantes  com efeitos iguais. Um coração bajulado ,tomado pela arrogância e soberba da riqueza pode muito bem esquecer-se de Deus e dos seus mandamentos. Palavras de Jesus: “É mais fácil passar um camelo no fundo da agulha do que um rico entrar no reino de Deus.” Mas também, um coração sofrido e desolado pela triste vida miserável ,movido pela pobreza ,tendo que encarar cada dia como um bicho pra matar e uma montanha para vencer... pode muito bem ser indiferente, descrente e desesperançoso quanto a existência de Deus. E aí , a fé pode se anular totalmente...  Compreendes agora ,o motivo da oração do  sábio ?Ele conhecia seu interior e sua oração refletia sua preocupação, uma vez que não desejaria estar longe de Deus. E você se conhece? Você sabe o que poderia te levar pra longe de Deus? Como tem sido suas orações?
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...