O antes e o depois com Cristo...

20 (1)

Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”.
(Lucas 5:4-5 – NTLH)

O recurso...

Pescar no Mar da Galileia era de vital importância econômica para as nove cidades à suas margens e para os discípulos de Jesus. Tiberíades enviava carregamentos de peixe para Jerusalém e exportava para Roma. Em Betsaida (casa da pesca, em hebraico), a maior parte das pessoas eram pescadores e moradores que viviam de tal atividade. No tempo de Jesus, centenas de barcos jogavam suas redes.

A necessidade...

"E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes." Lucas 5:2

Depois de fracassadas tentativas, com as redes vazias e sujas de lodo, com o corpo moído de noites inteiras a pescar... eis que visualizam alguém especial.
Quando não conseguimos nada sozinhos é porque estamos sem a companhia correta. Pedro estava cansado. Isso é um fato. Ele tinha tentado a noite toda e nada pegou. Eles e seus companheiros sabiam que o mar não estava para peixe. Imagino-os sonolentos, decepcionados e preocupados... tinham que prover para as famílias. Sem peixe... sem alimentos, sem dinheiro. Antes de Jesus entrar na história, Pedro e os demais, nada tinham a não ser cansaço e barco vazio. Mas Jesus queria o barco de Pedro... porque queria não só usá-lo para pregar às multidões e sim, para pescar o coração e a fé de Pedro. Deus sempre vai agir em nossa necessidade para nos instruir em como devemos crer e depender dele. A sua necessidade hoje será para melhor aprender de Deus e confiar nele.

A insistência e perseverança...

Quando Jesus entra na nossa história ele a modifica. Se você convidar Jesus pra tomar parte dos seus negócios, relacionamentos, planos.... eles darão certo. Jesus fez uma proposta a Pedro: “Leve o barco para o fundo”. Pedro já tinha feito o necessário e nada! Ele poderia ter sido arrogante, orgulhoso e decidido por não fazer afinal, ele era pescador Jesus, marceneiro. O que Jesus entendia de pesca? Nada! Mas ele ouviu o sermão de Jesus e decidiu acreditar nele.

“A fé é pelo ouvir”. Quando ouvimos as palavras de Deus nosso intelecto é levado a crer, insistir, perseverar. Esta aí um dos motivos da existência da igreja: ativar a fé ativando nossa memória a cerca de quem é Deus e de seus feitos. Quer esquecer-se de Deus? Comece a distanciar-se do reino dele. Essa é a estratégia maligna para desmanchar o corpo de Cristo. Quando confiamos em Jesus nossa fé tem respostas...

O milagre...

“Lançai as redes”... A obediência gera milagre.... Jesus é o Senhor dos peixes e dos mares. Uma ordem dada e o milagre acontece. Todos os peixes foram conduzidos às redes de forma extraordinária! A abundância foi  e será sempre a marca da presença de Jesus. Quando Jesus entra em nosso barco a bênção chega junto... Antes de Jesus o barco estava vazio. Depois que  Jesus entrou na história o barco encheu de entornar. Todos foram abençoados! Os  pescadores do barco de Pedro e  de outros. Só ter Jesus no barco não adianta. É preciso obedecer! Fazer o que ele mandar e confiar na palavra dele. Muitos tem Jesus no barco, na vida e no coração como convidado e não como Senhor. Ter Jesus como convidado é simplesmente ter a presença. Ter Jesus como  o Senhor é ser dirigido e controlado por ele. É ouvir sua palavra e por ela agir como foi com Pedro.

Experimente um antes e depois com Jesus. Prepare-se para  sair da areia e se aventurar no mar...  Jesus nos dá os peixes que precisamos para sermos os pescadores que Ele precisa.

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em sermão que virou postagem: Os quatro erros de Sara...

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.