O antes e o depois com Cristo...

20 (1)

Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”.
(Lucas 5:4-5 – NTLH)

O recurso...

Pescar no Mar da Galileia era de vital importância econômica para as nove cidades à suas margens e para os discípulos de Jesus. Tiberíades enviava carregamentos de peixe para Jerusalém e exportava para Roma. Em Betsaida (casa da pesca, em hebraico), a maior parte das pessoas eram pescadores e moradores que viviam de tal atividade. No tempo de Jesus, centenas de barcos jogavam suas redes.

A necessidade...

"E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes." Lucas 5:2

Depois de fracassadas tentativas, com as redes vazias e sujas de lodo, com o corpo moído de noites inteiras a pescar... eis que visualizam alguém especial.
Quando não conseguimos nada sozinhos é porque estamos sem a companhia correta. Pedro estava cansado. Isso é um fato. Ele tinha tentado a noite toda e nada pegou. Eles e seus companheiros sabiam que o mar não estava para peixe. Imagino-os sonolentos, decepcionados e preocupados... tinham que prover para as famílias. Sem peixe... sem alimentos, sem dinheiro. Antes de Jesus entrar na história, Pedro e os demais, nada tinham a não ser cansaço e barco vazio. Mas Jesus queria o barco de Pedro... porque queria não só usá-lo para pregar às multidões e sim, para pescar o coração e a fé de Pedro. Deus sempre vai agir em nossa necessidade para nos instruir em como devemos crer e depender dele. A sua necessidade hoje será para melhor aprender de Deus e confiar nele.

A insistência e perseverança...

Quando Jesus entra na nossa história ele a modifica. Se você convidar Jesus pra tomar parte dos seus negócios, relacionamentos, planos.... eles darão certo. Jesus fez uma proposta a Pedro: “Leve o barco para o fundo”. Pedro já tinha feito o necessário e nada! Ele poderia ter sido arrogante, orgulhoso e decidido por não fazer afinal, ele era pescador Jesus, marceneiro. O que Jesus entendia de pesca? Nada! Mas ele ouviu o sermão de Jesus e decidiu acreditar nele.

“A fé é pelo ouvir”. Quando ouvimos as palavras de Deus nosso intelecto é levado a crer, insistir, perseverar. Esta aí um dos motivos da existência da igreja: ativar a fé ativando nossa memória a cerca de quem é Deus e de seus feitos. Quer esquecer-se de Deus? Comece a distanciar-se do reino dele. Essa é a estratégia maligna para desmanchar o corpo de Cristo. Quando confiamos em Jesus nossa fé tem respostas...

O milagre...

“Lançai as redes”... A obediência gera milagre.... Jesus é o Senhor dos peixes e dos mares. Uma ordem dada e o milagre acontece. Todos os peixes foram conduzidos às redes de forma extraordinária! A abundância foi  e será sempre a marca da presença de Jesus. Quando Jesus entra em nosso barco a bênção chega junto... Antes de Jesus o barco estava vazio. Depois que  Jesus entrou na história o barco encheu de entornar. Todos foram abençoados! Os  pescadores do barco de Pedro e  de outros. Só ter Jesus no barco não adianta. É preciso obedecer! Fazer o que ele mandar e confiar na palavra dele. Muitos tem Jesus no barco, na vida e no coração como convidado e não como Senhor. Ter Jesus como convidado é simplesmente ter a presença. Ter Jesus como  o Senhor é ser dirigido e controlado por ele. É ouvir sua palavra e por ela agir como foi com Pedro.

Experimente um antes e depois com Jesus. Prepare-se para  sair da areia e se aventurar no mar...  Jesus nos dá os peixes que precisamos para sermos os pescadores que Ele precisa.

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...