Aguardando instruções de Deus...



"Vocês também querem ir embora? Simão Pedro respondeu: Mestre, para quem iremos nós? Só o Senhor tem as palavras que dão vida eterna, e nós cremos e sabemos que és Santo o Filho de Deus. "
João 6. 68

O capítulo 6 é muito extenso, preciso e revelador... são vários acontecimentos. Logo de início,  Jesus opera o sinal da multiplicação de pães e peixes. Jesus estava assentado  com os discípulos a sua volta. Bem, ele sabia da fome das pessoas mas sabia também, da "fome" de Filipe. E esta, era maior e mais importante... Ele se dirige a Filipe e pergunta sobre como comprar pão para todos. O texto diz que Ele estava colocando  o discípulo à prova.  Ele sempre faz isso... quando quer construir coisas novas em nós, no nosso interior. Então, a bola da vez, permita-me usar esse ditado, mas não pejorativamente, era Filipe.  
Bem, paro aqui, um pouquinho... Se Jesus enxergar a necessidade de nos colocar à prova...  Ele assim fará. Mas não faz para nos humilhar em demostrar o quanto somos falhos e cegos... é que ele conhece nosso interior. Filipe pensou numa "resposta monetária" para Jesus. Como um grande matemático...calculou pelo número de pessoas a quantidade de pão necessária e apresentou o livro caixa com  déficit.  Parecia até Judas falando, como secretário, que era. Portou-se como um executivo... bancário, contador talvez. Mas como um discípulo de Jesus, isso destoou do contexto. O que a descrença faz em nós é comprometedor... estraga tudo! Filipe tinha um problema sério. Ele não consegui associar Jesus a tudo que  via acontecer de milagres, sinais, prodígios... e crer para valer que era Deus agindo no meio deles.  Ele via mas não enxergava, entende? Então, a resposta foi como ele enxergava e não como via... veja isto:
“Filipe disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós”. Jesus respondeu: “Faz tanto tempo que estou no meio de vocês e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: Mostra-nos o Pai? Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim?” (Jo 14, 8-9-10) O problema de filipe não era teológico... era fé. Como você responderia a Jesus, a cerca de sua fé, caso ele te colocasse à prova? Como estamos respondendo a Jesus? Vale pensar... Filipe precisava de uma experiência de fé!

Na teoria todos criam... mas na prática, falhavam um após outro. André, então, achando um menino com alguns míseros pães e peixes, apresentou-os a Jesus, mas com uma trágica pergunta: 
"Mas, que adianta isto para toda esta multidão? "
André é fatalista... aquele tipo que já espera o mal sentado com braços cruzados. Do tipo, "olha é essa a realidade, aceita que dói menos!" Em nenhum momento, eles cogitaram a ideia de que Jesus fosse capaz de reverter a situação e resolver o problema. O olhar deles estavam na impossibilidade... o que caracteriza a descrença. Aqui, afirmo, todos nós somos propensos a agir assim, em algum momento... mas por favor, não em todos!

Bem, lá vem as instruções: Jesus deu uma aula, prática, de campo, sobre fé. 

Posicionamento:
Ele mandou que todos assentassem... (todo professor, quando quer falar, agir, e colocar ordem no recinto, faz assim. ) Ninguém escuta orientações distraidamente, ninguém vê direito sem estar compenetrado. Tem que ter ordem.... Deus é um Deus ordeiro e Jesus sabia desse princípio. Como falo em aula:    "Ordem e Progresso".... sigam a bandeira!

Gratidão:
Ele pegou os pães e peixes e deu graças ao Pai. Agora, ele dá um exemplo de como extrair milagres. Seja grato pelo que tem e Deus acrescentará o que falta. Quem agradece o mínimo vai ter o máximo de Deus. E tem gente, que senta diante de um banquete e não se curva para agradecer! Que trágico!
Quem é discípulo tem que saber dessas coisas... tem que aprender como se faz!

Repartir. 
Ele repartiu o pão e os peixes. Veja como funcionou: O alimento saiu da mão do menino, passou para a mão do discípulo e chegou até Jesus. Agora, sai das mãos de Jesus... direto para a multidão. Jesus é a resposta, é o meio, é o fim. É a mão que você precisa para segurar o seu pouco, o seu nada, ou seu problema. Nas mãos certas o milagre acontece. Mas saiba, o que hoje é só o suficiente pra você poderá alimentar uma multidão... se você entregar a Jesus. Deus faz milagre para repartir. Entenda esse propósito. Tudo que você experimentar com Deus será para atingir outros... olha o princípio aí: 

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra." Eclesiastes 11.

Quem pretende reter bênção, milagre... está fugindo do princípio. 

Preservar.

Sabe qual o grande problema da nossa geração? Desperdício. As pessoas são levadas a adquirir coisas e mais coisas e depois de um tempo jogar fora... Tudo tem prazo de validade e mesmo assim, estragamos coisas e jogamos fora. Vivemos a pressão da ditadura da moda que alguns impõe... e o supérfluo passa a ter primazia. E nunca, talvez na humanidade, tantos passaram fome e sede no mundo como agora. Não, não é porque a população é maior que a capacidade de produção... não! Matemática não explica isso, Filipe assistiu essa aula. Não é também, somente questão de fé, e muito menos alguns dividir o que tem. É uma responsabilidade de todos... de preservação, de não desperdiçar o que se tem. Simplesmente, sermos mais disciplinados e responsáveis com todos. 

Quem mantém o mundo é o Dono dele. As mãos de Deus são provedoras para aqueles que creem e obedecem, dando graças por tudo! 

Escute Jesus... dê atenção às instruções e aguarde o milagre!

No final, você poderá responder: "Pra quem iremos nós, se só tu tens as palavras de vida eterna..." Só Jesus tem as resposta para mim e para você!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...