Quando tudo o que Jesus quer ter com você é um pouco de privacidade....




No caminho, teve de passar por Samaria.
E lá pelo meio-dia, quando se aproximava da aldeia de Sicar, veio ao Poço de Jacó, situado na propriedade que Jacó havia dado ao seu filho José. Jesus estava cansado da longa caminhada no sol quente e sentou-Se exausto ao lado do poço.
Logo uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus pediu um pouco.
Ele estava sozinho naquela hora, enquanto os seguidores tinham ido à aldeia comprar comida. (João 4.7)


Quando desejamos alguém queremos privacidade com ela... Ninguém no meio, entre. Queremos conhecer, conversar, estabelecer vínculo. Então, normalmente criamos uma oportunidade de ficar a sós com a pessoa por quem temos verdadeiro apreço. Jesus tinha essa filosofia:  Muita gente, pouca privacidade! Poucos encontros com Jesus se deu assim... olha os evangelhos e verás sempre uma multidão. Mas, o texto diz que Ele decidiu passar por Samaria, escolheu um lugar propício pra ser visto e notado e quando pode, não perdeu tempo... sozinho, porque os discípulos já estavam longe, cuidou da mulher por quem ele estava esperando. 

Jesus quando quer cuidar especificamente de alguém, em especial... ele fará na privacidade. Ele sabia do passado da mulher, das suas inquietações, dores e não desejou expô-la aos discípulos. Ele escolheu falar-lhe em particular. Que meigo... que amor! Estou aqui encantada. 
Jesus foi um verdadeiro Lord, Gentlemam. 

Quando amamos alguém tratamos dos problemas, dos erros, dos pecados do outro em particular. Só expõe quem não ama! Normalmente, a autopiedade faz isso... expõe o outro por pena de si mesmo. Aí, já não é um, mas dois com problemas. 


O mestre desejava curar aquela mulher do seu passado e lhe oferecer um futuro puro, limpo, perdoado e digno. Ele estava tratando do que verdadeiramente importa... o interior. Permita-me  uma analogia bem leve aqui... Em se tratando de poço: O poço era fundo mas ele conseguiu tirar todo o entulho que estava travando as águas virem à tona com força e pureza. Tudo o que estava lá, no fundo, toda sujeira e detritos... toda água podre Jesus estava naquele momento retirando para encher da água da vida. 

Quando amamos alguém, de verdade, queremos no amor, tratar a pessoa, curar as ferias, limpar e perdoar. E construir uma relação na verdade... sem ignorar os fatos. Mas por amor, oferecer um novo horizonte, novas águas. 

Jesus é assim! Ele oferece o que tem de melhor. Mas só dá quando, decididamente, aceitamos e pedimos....

Voltando a analogia... muitas pessoas vão a qualquer poço, várias vezes, e não são saciadas. Aquela mulher estava vivendo essa história todos os dias, sabe lá por quanto anos. Um poço de água podre, que só lhe servia para despertar mais sede e desonrarias... Jesus sabia dessa sede que ela vinha trazendo consigo, diariamente... por isso ele decidiu oferecer a água que mataria a sede dela de vez. Ele mesmo... a fonte! A fonte buscada por ela eram homens, que a mesma,  pensou que iria preencher o vazio, a carência que existia dentro do seu coração. Mas era Jesus, o mestre, o enviado, "o homem" que a trataria como uma mulher honrada e que resolveria tudo de vez. 

Ele tratou de tudo, tudinho mesmo...Resolveu suas questões religiosas, se apresentou devidamente para ela, como o filho de Deus, e a livrou do passado que ela carregava nas costas, todos os dias, como um cântaro... Já livre, ela nem se lembrou mais dele, deixando-o foi anunciar o acontecido a todos. 


"Bem nesse momento chegaram os seguidores. Ficaram surpresos de encontrar Jesus falando com uma mulher, mas nenhum deles perguntou nada." Jo. 4.27

E tudo continuou no privado, no secreto... porque é assim que Jesus faz. Ele não envergonha ninguém, não sai contando segredos dos ouvintes, nem espalhando fofocas. 

Quando tudo estava exatamente como deveria estar, ele a expôs, a liberou, mas nunca seu passado... 

Nisso a mulher deixou o seu cântaro ao lado do poço, voltou a aldeia e disse a todo mundo: "Venham conhecer um homem que me disse tudo quanto eu já fiz na vida? Será que este não pode ser o Messias?" Jo. 4. 28

Foi ela a falar, não ele...
 Assim é com você e comigo. Ele vai querer privacidade, intimidade, resolver as coisas em particular e depois, só depois, nos liberar. Ai, ele nos expõe ao público para evidenciar a cura. 
Enquanto você não entrar no "privado" ele não fará nada em você... vai lá!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

Quando a presença de Jesus faz arder o coração...