KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA

KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - COMUNHÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA -

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O joio, o lobo e o traficante de amigos...

amizade verdadeira
Na vida temos três fases distintas... A primeira é quando aprendemos a confiar em todos. Isso é possível, devido nossa dependência familiar, o que é muito natural. Em família aprendemos desde cedo a acreditar nas palavras, nos gestos, no olhar e sorriso... Quando a porta da vida se abre e o espaço se estende à rua da nossa casa, escola, igreja, trabalho... a gente se entrega. Descobrimos que o mundo é maior que nossa família e isso se torna tão bonito e instigante... nosso coração se abre e recebemos todo mundo que se aproxima. Somos tão nobres e tão inocentes! A amizade é o mais importante tesouro pra nós. As palavras de um amigo recente passam ter mais valor que as palavras de um pai e de uma mãe... Quem nunca viveu isso? Como isso é perigoso....
O segundo momento é aquele em que não confiamos mais em ninguém... desconfiamos até da nossa própria sombra! A fase inicial foi torturadamente substituída pela descrença, insegurança e desconfiança. Uma decepção ali, outra aqui e a coisa foi tomando uma proporção... E como isso é difícil. Como dói esse momento! Quantas vezes já não derramamos lágrimas por confiar demais, esperar demais, valorizar demais e amar demais? Fechamos a porta da nossa casa e a porta do nosso coração. Mas alguém pode sobreviver assim... sem amigos?
Pela misericórdia de Deus podemos viver a terceira fase.... nela aprendemos a separar o “joio do trigo”, a detectar o lobo e a identificar o traficante de amigos.... O joio é aquele que não serve pra ser amigo. Ele está no meio e só podemos enxergar depois de muito tempo e muita convivência... é um perigo! Ele sorri maliciosamente, promete mundos e fundos e sem que percebamos, vai tirando tudo o que temos até nos destruir... e ainda continua se dizendo amigo.
“Cuidado com quem sorri e pisca maliciosamente; essa pessoa está com más intenções.”( Pv. 16.31) 
O lobo é aquele que entra pra destruir amizades. Esse é o seu objetivo. Ele leva e traz, e como se não bastasse, manipula palavras e sentimentos. 
“Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos.” (Pv. 16:28) 
Pode ser que você se lembre de alguém assim...  E ainda tem o traficante de amigos. Esse é o maior inimigo que podemos ter. Ele te espreita e coloca pessoas dele em seu lado, em seu caminho e na esquina de sua casa. Essas pessoas tem uma única intenção: Tirar você do caminho de Deus e dos planos de Deus... Ele patrocina “falsos amigos” e propositalmente, faz tudo ficar melhor e mais interessante. Você nem percebe mas de repente, os outros amigos de verdade ficaram  para trás...
Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos. Machado de Assis

É um fato: vez por outra, havemos de nos enganar com alguém. Mas isso não poderá servir de regra pra não tentarmos outra vez. Um amigo é algo extraordinário! Nunca será muito e nunca será de menos... Eu descobri, já faz um tempão , que Deus considera amizades e as tornam sagradas. Essa ideia me emociona até...

"Existem seis coisas que o Deus Eterno detesta, e a sétima ele abomina:                                     
O olhar orgulhoso,
A língua mentirosa,
Mãos que matam gente inocente,
A mente que faz planos perversos,
Pés que se apressam para fazer o mal,
A testemunha falsa que diz mentiras
E a pessoa que provoca brigas entre amigos."

Se você tem amizades... valorize, cultive e trate de protegê-las.
Amigos em família e amigos de família...
Irmão - amigo ou amigo - irmão...
Novos ou velhos... experientes ou não...

Obrigada, pela sua amizade!
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.










Nenhum comentário:

KOYNONIA - DESTAQUES DO MÊS

Deus pensou em você!





Deus pensou em você!
Na manhã de hoje...Deus pensou em você. Não diferente de ontem, precisamente ele calculou todos os riscos possíveis, que você correria neste dia, sem a intervenção dele em sua vida.
Pensou em que circunstâncias Ele teria que atuar a seu favor e através de você, com a legítima vontade de lhe abençoar.
Programou sua agenda de forma que seus sonhos se realizassem e suas expectativas fossem atingidas. Porém, observou que partes do dia ,várias vezes, (onde lhe deu liberdade de ação )você teve oportunidade de pedir ajuda e não o fez...e então conclui que por mais bem ele o fizesse e por mais bênçãos o desse, ainda assim,partes de suas escolhas seriam sem consultá-lo. Que pena! Sofrimentos poderiam ter sido evitados, dores não sentidas, frustrações não ocorridas e derrotas não vivenciadas. Porém, só assim você entendeu, já no finalzinho do dia, que era mais sensato e inteligente e bem menos dolorido, ter dito: Pai, me ajude... Mas amanhã é outro dia e tudo pode ser diferente. Já é tarde, Ele continua a te proteger e esperar a tua manifestação de filho. Seja sensato e não vá pra cama sem falar com Deus .Uma oração por menor que seja, poderá fazer uma grande diferença em sua vida.
"Que Ele cresça e que você diminua..."
(parafraseando- João Batista)
Deus te abençoe!
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.