Para jovens vocacionados... uma palavra de encorajamento!

Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus
é contigo, por onde quer que andares. Josué 1.9

comunhão2

Desencorajado? Você Não Está Sozinho!

Desencorajamento é uma das armas favoritas de Satanás, e ele a tem usado contra o povo de Deus por todos os séculos.

Encorajamento é quando adquirimos mais coragem. Desencorajamento acontece quando algo nos drena a coragem.

Algumas razões do desencorajamento...

A dificuldade Da Jornada.

Em Números 21:4 as pessoas estavam cansadas de sua jornada para a terra prometida. O deserto as estava afetando.

O Lixo Do Passado.

Em Neemias 4:10 as pessoas estavam exaustas transportando escombros do passado. Isto pode ser real para nós também quando hábitos do passado voltam e causam a nossa queda.

Palavras Do Inimigo.

Em Neemias 4:11 os inimigos locais disseram uma sucessão de palavras negativas de desencorajamento.

Deixar de Olhar Jesus, para Olhar Para O Mundo.

No Salmo 73:2-3, o salmista testifica que ele quase caiu quando parou de confiar em Deus e começou a invejar a prosperidade do perverso. Perigo!

Segredo Ou Falsos Caminhos.

Em II Coríntios 4:2, Paulo sabe como o Desencorajamento pode ocorrer quando pessoas astutas fazem coisas vergonhosas ocultamente.

O deus Deste Século.

Que é Satanás, mencionado em II Coríntios 4:4. Deus é o Único que dá resistência e encorajamento, veja Romanos 15:5, para que você saiba quem é que o liberta do desencorajamento.

Construção de um Império Pessoal.

O império pessoal nunca carrega a benção de Deus e sempre leva ao fracasso e desencorajamento. Veja II Coríntios 4:5

Cansaço Físico e Fraqueza.

Em II Coríntios 4:7, Paulo nos chama de vasos de barro para mostrar como somos frágeis, e como o tesouro de Deus dentro de nós é glorioso. Lembre-se que vasos de barro quebram ou racham facilmente e o mesmo ocorre com nossos corpos e mentes se os sobrecarregarmos.

O As Relações de Deus.

Se nos esquecermos de que o Mestre oleiro está sempre ocupado nos esticando, moldando e formando para nos fazer como Jesus, logo nos tornaremos desencorajados com algumas coisas que acontecem conosco na oficina de Deus. Veja II Coríntios 4:8-11.

Como Superar O Desencorajamento.

Não existe somente uma coisa que podemos fazer sempre, porque como temos visto as razões do desencorajamento são muito variadas. Mas aqui estão alguns passos a serem dados.

Reconhecer os Gigantes Na Entrada.

Os dois gigantes que guardam a entrada para a terra prometida, ainda hoje são chamados de medo e desencorajamento. Se estivermos ouvindo e sentindo a pressão que fazem, então saberemos que estamos próximos de nossas promessas.

Neste momento crucial, como Josué, devemos ser fortes e corajosos e seguirmos na graça que Deus nos dá. Veja Josué 1:9.

Entender O Que Está Acontecendo.

Em II Coríntios 4:16, Paulo diz para não desfalecermos porque através de nossas tribulações somos renovados em nosso interior. Ele diz que estas tribulações leves e momentâneas estão produzindo para nós um peso eterno de excelente glória em Deus.

Esperança Em Deus.

Mesmo se a fé for pequena podemos ainda esperar em Deus e crer que o Deus da paz logo irá esmagar Satanás sob seus pés. Veja o Salmo 42:5 e Romanos 16:20

Confesse Suas Necessidades, Peça Oração...

Em Eclesiastes 4:12 descobrimos que dois é melhor do que um só, especialmente se um só estiver dominado. Não guarde seus sentimentos, fale com alguém e orem juntos, especialmente para amarrar Satanás.

Receba De Deus.

Abras seu coração e deixe que o Espírito Santo ministre tolerância, encorajamento, alegria e a paz de Deus para você. Romanos 15:5 e 13.

Trate Com As Causas Naturais.

Quando Elias estava cansado e desencorajado, Deus enviou comida e descanso para ele, antes de tratar as razões reais e de lhe dar uma nova palavra, uma nova direção e uma nova esperança. I Reis 19:3-18

Permaneça Na Promessa De Deus.

Pedro nos aconselha: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. I Pedro 5:6-11.

(Escrito pelo pastor Alex cordeiro, Missionário licenciado em teología em ministerio pastoral, missiolgia e especialização pessoal em liderança e plantação de igrejas. blog – Ferramentas para Líderes)

Conteúdo de muito valor... Li,gostei, postei!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Pessoas feridas ferem pessoas queridas...