Perdão ou desculpa?

 

75030_343222892458346_1886696396_n

Perdão e Desculpa são duas palavras tão banais no uso, que nem desconfiamos da diferença entre elas. Em um certo sentido, Perdão e Desculpa são palavras quase opostas. O Perdão nos diz "ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão; não jogarei isso na sua cara e seremos do mesmo jeito que éramos antes". Já a Desculpa, fala "eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado". Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão - já que o perdão exige culpa - e se você quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez - pois pedir perdão é assumir a culpa.
Porém, isso não invalida a possibilidade de haver os dois ao mesmo tempo. O problema está em pedirmos desculpas para aquilo que exige perdão.

C.S. Lewis

Perdão é graça. Favor sem merecimento. Perdoamos porque queremos perdoar... porque precisamos perdoar... porque precisamos libertar o outro e a nós mesmos. Ninguém amargurado, magoado, machucado e torturado pela falta de perdão é feliz. Receber a graça do perdão é mais fácil que concedê-la. Mas quem muito cobra muito lhe será cobrado. “Não é preciso ser homem para lutar... mas é preciso ser homem para estender a mão.”

Siga o exemplo de Jesus.. “Perdoai as  nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.”

Se você errou, peça perdão. Se você não errou... perdoe. O perdão não é ação dos fracos, nem tão pouco dos covardes... mas dos inocentes! Toda vez que alguém perdoa está manifestando misericórdia!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Pessoas feridas ferem pessoas queridas...