O ladrão de bênção... Jacó.

 

inverno pra face

Jacó queria ser abençoado... isso é um fato. Só que a bênção não era pra ele, era para seu irmão. O direito da  primogenitura era para o mais velho, nesse caso, também, Esaú. Jacó roubou as duas coisas de Esaú! Quando se quer muito uma coisa, o coração pode se corromper. Satanás faz o errado parecer certo, e aí planta dentro do coração intenções e projetos maus. Rebeca, a mãe, errou aconselhando Jacó a agir no lugar de Esaú. Não temeu a maldição, que possivelmente, viria sobre sua família. Não descansou na providência divina. Jacó, errou por desejar o que não era seu... E Esaú, errou por não valorizar o que era dele. Rebeca plantou a discórdia dentro de sua família. Jacó se passou por ladrão de bênção, enganador, trapaceiro, traidor, fugitivo... Esaú, perdeu o que era seu por precipitação, descuido, desobediência e indiferença. Jacó estava de olho no que era de Esaú ( a bênção e o direito de primogenitura) e este, estava de olho no que era de Jacó,( prato de lentilha). Bem, Rebeca sofreu as consequências de viver longe de Jacó e assistir a derrota emocional de Esaú. Jacó, colheu o que plantou... recebeu do seu tio o mesmo que fizera com seu irmão. E Esaú, perdeu o que era seu, vivendo a amargura da sede de vingança. Três pessoas infelizes vivendo fora da vontade de Deus.

Infeliz onde estava, Jacó voltou para consertar o que havia feito de errado. Pois ele roubou a bênção, mas abençoado não foi. Por isso, precisou lutar uma noite inteira com Deus... até ser verdadeiramente, abençoado. Esaú, precisou perdoar seu irmão, rompendo a maldição e se libertando do passado.

 Caminhos opostos ao da bênção... resultados também, opostos.

Como esperar receber da mão de Deus o certo, se o coração está com o errado?

Jacó precisou aprender com Deus que a bênção é resultado de obediência e caráter espiritual. Fora do padrão de Deus, ninguém jamais, será abençoado...  pode até “se dar bem” nos feitos, mas a presença de Deus, sua direção e aprovação, não terá. Jacó fazia tudo certo, enriquecendo com Labão, mas acabava tudo errado... O que começa errado, nunca poderá dar certo. Jacó aprendeu que não basta somente querer a “bênção”... é preciso querer a bênção certa( a bênção que cabe a cada um) e de maneira certa.. Ele teve a sabedoria de agir certo, pelo menos uma vez. E aí, ele prosperou, pois Deus, o abençoou.

Boa noite!

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...