Teologia e fé...


BmjCrUrCUAAJBk1Algumas palavras para nossa meditação: “A Igreja é sempre o sujeito primário e geral de todos os carismas, serviços e missões, inclusive da Teologia. O sujeito da fé é também o sujeito da reflexão da fé – a Teologia. Como toda igreja é crente, assim também toda ela é “teologizante”.  “Aliás, não existe fé sem um mínimo de teologia. Porque a fé é humana e ela “anseia por entender”, como diziam os teólogos clássicos. E todo o que crê, quer entender algo de sua fé. E quando se pensa a fé, já se faz Teologia. Assim todo cristão é também de certa forma teólogo; e o será tanto mais quanto pensar a sua fé.”
Nessa construção do conhecimento vale destacar a importância do discernimento...

“Discernimento espiritual é uma ação crítica, do cristão iluminado pelo
Espírito Santo, que busca autenticidade para vivenciar a vontade de Deus”

Salmo 119,97-104
“Teu mandamento me torna mais sábio do que meus inimigos”; “sou mais sensato que todos os meus mestres”; “tenho mais discernimento que os anciãos; “evitei todo caminho do mal”; “não me desviei das tuas decisões”; “quão doces são os teus
estatutos para o meu paladar!”; e “graças aos teus preceitos tenho
discernimento”.

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

Quando a presença de Jesus faz arder o coração...