As afirmações de Rute...

O comprometimento de uma aliança.

Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. ( Rute 1:16,17)

Um pacote, assim é quando nos aliançamos  com alguém. Você casa com uma pessoa e de brinde vem uma família.  Rute ficou conhecida com as revelações que ela deu de seu caráter ao ficar viúva. Ela havia perdido um marido mas não a sogra. E diferente de muitas, ela não quis se livrar dela.
O que as palavras de Rute me revelam:
As fatalidades da vida não invalidam minhas responsabilidades.  Não abandonou, não se separou, não se desligou da sua sogra.  Rute não tentou se livrar da Noemi, pelo contrário, não aceitou se distanciar. Quem acompanharia Noemi na
reconstrução de sua vida? Recomeçar sozinha, para uma mulher naquela época não seria fácil... viúva e sem herança, mesmo que fosse junto ao seu povo. Fidelidade é a palavra que norteia a decisão de Rute.
As fatalidades da vida não substituem minha aliança .
Quando passamos a pertencer ao outro, pertencemos também, inevitavelmente aos seus familiares. E se somos uma família significa que o Deus também é familiar. Se casamos com alguém, firmamos uma aliança de sangue, no mundo espiritual, isso tem muita  expressão.  " ... O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;" por isso temos que ter cuidado com quem escolhemos. A fé da família, o Deus da família, a religião da família... as relações da família. Tudo passa ser um só! É uma aliança. Por isso o povo de Deus era orientado a crescer entre eles... e se alguém de fora aparecesse tinha que ser circuncidado.  O povo era de um Deus somente... e Rute quando casou -se passou a viver sob essa ótica.
Outra revelação de Rute... estar junto em todos os momentos, até na morte. Quantas pessoas hoje fariam o que Rute fez? Eu nem estou pensando em Noemi. Se era uma sogra boa... eu estou pensando na atual modernidade, que os casamentos e alianças não perduram em vida, quanto mais em caso de morte. Tem gente torcendo pro outro morrer pra não precisar pedir divórcio e ficar feio pra ele ou ela.  Nunca vivemos tanto individualismo... Rute é pra mim uma inspiração e exemplo. Quanto vale minha palavra, minha decisão em relação ao outro e sua família? Qual o respeito que emprego em minhas alianças.  Nos temos aliança com Deus em Cristo... e isso é muito sério.  E essa aliança implica outras pessoas. Sim, aquele que ama a Deus e não ama o seu irmão é mentiroso, e o amor do Pai não está nele, disse João.  Temos alianças em famílias. E muitos são bons com pessoas de fora e péssimos com os de dentro. A Bíblia corrige esse tal procedimento. Corbã era um tipo de desculpas no tempo de Jesus para os judeus não servirem os seus pais nas suas necessidades... era a fuga da responsabilidade. Falta de lealdade na aliança familiar. Jesus foi severo em combater esse voto. Marcos registrou isso... nossos pais são responsabilidades nossas. E até nossos irmãos e os filhos desses. Que eles não precisem de nós, mas se precisarem, que sejam nossas mãos estendidas...
Por último,  a aliança conjugal. Uma vez que o casamento era idealizado já existia uma aliança entre as partes. Assim como era com o povo de Deus deve ser hoje... nada mudou. Quem casa se aliançou  com alguém. Se aliançou com o Deus dessa pessoa, com a família dessa pessoa, com a igreja dela... por isso jugo desigual é muito sério.  Não diz respeito só de ser com ímpio.  Vai além... de ser alguém inverso a você na fé, na religião, na educação familiar etc.
Aprendo com Rute o valor de seguir ao lado. Da fidelidade em toda e qualquer circunstância. De manter a palavra... pois é esse o evangelho que Jesus me ensina todo dia: " Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos."
Hebreus 10:39
 Rute seguiu com Noemi. Abraçou sua sogra e recebeu a honra de estar na genealogia de Jesus.
Um feito honesto, íntegro e sincero não passa despercebido de Deus. Quem é fiel tem recompensa no céu...
Eu creio que Rute não esperava muito daquela situação. Mas Noemi podia contar com ela. E sem saber, Deus estava escrevendo um novo capítulo de sua história inesperadamente, melhor.
Deus trabalha no imprevisível.  O imprevisto revela o poder soberano de Deus.
Vale a pena manter a palavra dada.
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...