KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA-KOYNONIA

KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - COMUNHÃO - KOYNONIA - UNIÃO - KOYNONIA - IRMÃO - KOYNONIA -

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quem tem Deus não precisa de “deuses”…

feTu, ó Deus, és misericordioso e cuidas dos necessitados”.
“Sou eu, o Deus Eterno, que atende as orações do meu povo; sou eu que tomo conta deles. Como um pinheiro verde, eu lhe dou abrigo, e de mim recebem todas as bênçãos.”
“Os caminhos do Deus Eterno são certos, os bons andarão neles, mas os pecadores tropeçarão e cairão”. Oseias 14.3 a 8.

Oseias foi um profeta levantado para pregar a fidelidade… Sim, a fidelidade esperada por Deus mas não manifestada pelo povo de Israel. Israel traíra Deus adorando outros deuses… O povo estava já a tempos sendo instruídos a adorar somente ao único Deus. Na história de Israel houve altos e baixos com relação a essa fidelidade devotada a Deus. A mensagem principal entre o povo era o monoteísmo mas sabemos que isso foi uma trajetória longa pois profetas de Deus tiveram que lutar e muito contra o politeísmo entre os filhos de Deus. Moisés precisou saber de início em que nome deveria falar… dando a entender que outros deuses existiam. O que era muito comum entre os povos vizinhos… Cada nação deveria ter um Deus nacional. Não podemos esquecer do  bezerro de ouro… Josué lutou com os inimigos e também com os seus “amigos “por conta dessa indecisão quanto a quem servir… “Portanto escolhei hoje a quem sirvais se aos deuses  a quem serviram seus pais ou aos deuses dos amorreus… Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Josué exigiu um posicionamento… E o conceito e fé monoteísta só foi realmente uma realidade depois que Israel deixou de ser nação… perdendo tudo e sendo espalhado por vários lugares… no Novo Testamento percebemos que a perda do poder nacional trouxe para dentro do coração desse povo a fé monoteísta. Essa foi então a realidade que fez ser por todos conhecida a Palavra de fé dos judeus.
Nesse momento de Oséias o povo se arrepende e Deus confirma novamente seu cuidado e proteção pelo povo. Fica claro que Deus não divide a glória dele com ninguém! E que nunca irá desistir de guiar o seu povo. Deus tem prazer em ser nosso Deus. Não barganhe sua fé… Dê exclusividade a Deus pois Ele exige isso de seus filhos. Nesse tempo muitos deuses são construídos pela cultura, mídia e até nos arraiais do povo de Deus… Tomemos cuidado para não sermos envolvidos e influenciados a perder o foco!
Concentre sua fé em Deus e Deus concentrará os cuidados dele em ti. Seja fiel a Deus e Ele lhe dará abrigo,conforto e esperança. honre somente a Deus… Concentre suas forças nessa ideia: quem tem Deus não precisa de deuses.
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.

Nenhum comentário:

KOYNONIA - DESTAQUES DO MÊS

Deus pensou em você!





Deus pensou em você!
Na manhã de hoje...Deus pensou em você. Não diferente de ontem, precisamente ele calculou todos os riscos possíveis, que você correria neste dia, sem a intervenção dele em sua vida.
Pensou em que circunstâncias Ele teria que atuar a seu favor e através de você, com a legítima vontade de lhe abençoar.
Programou sua agenda de forma que seus sonhos se realizassem e suas expectativas fossem atingidas. Porém, observou que partes do dia ,várias vezes, (onde lhe deu liberdade de ação )você teve oportunidade de pedir ajuda e não o fez...e então conclui que por mais bem ele o fizesse e por mais bênçãos o desse, ainda assim,partes de suas escolhas seriam sem consultá-lo. Que pena! Sofrimentos poderiam ter sido evitados, dores não sentidas, frustrações não ocorridas e derrotas não vivenciadas. Porém, só assim você entendeu, já no finalzinho do dia, que era mais sensato e inteligente e bem menos dolorido, ter dito: Pai, me ajude... Mas amanhã é outro dia e tudo pode ser diferente. Já é tarde, Ele continua a te proteger e esperar a tua manifestação de filho. Seja sensato e não vá pra cama sem falar com Deus .Uma oração por menor que seja, poderá fazer uma grande diferença em sua vida.
"Que Ele cresça e que você diminua..."
(parafraseando- João Batista)
Deus te abençoe!
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.