Quem tem Deus não precisa de “deuses”…

feTu, ó Deus, és misericordioso e cuidas dos necessitados”.
“Sou eu, o Deus Eterno, que atende as orações do meu povo; sou eu que tomo conta deles. Como um pinheiro verde, eu lhe dou abrigo, e de mim recebem todas as bênçãos.”
“Os caminhos do Deus Eterno são certos, os bons andarão neles, mas os pecadores tropeçarão e cairão”. Oseias 14.3 a 8.

Oseias foi um profeta levantado para pregar a fidelidade… Sim, a fidelidade esperada por Deus mas não manifestada pelo povo de Israel. Israel traíra Deus adorando outros deuses… O povo estava já a tempos sendo instruídos a adorar somente ao único Deus. Na história de Israel houve altos e baixos com relação a essa fidelidade devotada a Deus. A mensagem principal entre o povo era o monoteísmo mas sabemos que isso foi uma trajetória longa pois profetas de Deus tiveram que lutar e muito contra o politeísmo entre os filhos de Deus. Moisés precisou saber de início em que nome deveria falar… dando a entender que outros deuses existiam. O que era muito comum entre os povos vizinhos… Cada nação deveria ter um Deus nacional. Não podemos esquecer do  bezerro de ouro… Josué lutou com os inimigos e também com os seus “amigos “por conta dessa indecisão quanto a quem servir… “Portanto escolhei hoje a quem sirvais se aos deuses  a quem serviram seus pais ou aos deuses dos amorreus… Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Josué exigiu um posicionamento… E o conceito e fé monoteísta só foi realmente uma realidade depois que Israel deixou de ser nação… perdendo tudo e sendo espalhado por vários lugares… no Novo Testamento percebemos que a perda do poder nacional trouxe para dentro do coração desse povo a fé monoteísta. Essa foi então a realidade que fez ser por todos conhecida a Palavra de fé dos judeus.
Nesse momento de Oséias o povo se arrepende e Deus confirma novamente seu cuidado e proteção pelo povo. Fica claro que Deus não divide a glória dele com ninguém! E que nunca irá desistir de guiar o seu povo. Deus tem prazer em ser nosso Deus. Não barganhe sua fé… Dê exclusividade a Deus pois Ele exige isso de seus filhos. Nesse tempo muitos deuses são construídos pela cultura, mídia e até nos arraiais do povo de Deus… Tomemos cuidado para não sermos envolvidos e influenciados a perder o foco!
Concentre sua fé em Deus e Deus concentrará os cuidados dele em ti. Seja fiel a Deus e Ele lhe dará abrigo,conforto e esperança. honre somente a Deus… Concentre suas forças nessa ideia: quem tem Deus não precisa de deuses.
Pela cruz de Cristo,Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...

Passemos para o outro lado... mudança de nível.

O agir de Lapidote...