O dia de fúria do homem mais manso da terra.



Todos os grandes homens não passam de meros mortais vestidos de FÉ. E hoje, o homem de Deus, Moisés, é quem me inspira.
"Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido," Êxodo 32:7
O verbo é descer..
Moisés estava no monte. No monte com Deus, recebendo de Deus. 40 dias sem comer e beber. Era atmosfera celeste purinha... Moisés nem tinha fome, nem fraqueza, nem saudade de nada. Recebia as leis do Senhor na intimidade que só ele tinha com Deus. De repente, Deus manda Moisés descer...
Eu fico a pensar o que se passou na mente de Moisés enquanto descia...
Bem, Ele desceu... a bíblia não relata a forma como desceu. Mas diz como ele chegou: irado. O homem mais manso da terra chegou "quebrando tudo".
"
E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte..."
Êxodo 32:19,20

O texto retrata o dia de fúria do homem mais manso da terra. Se ele sendo manso fez isso imagina eu? De verdade, estou tentando aqui de tudo para absorver um pouco da longanimidade do Espirito Santo... e leio Moisés quebrando tudo.
Ao olhar "as laterais" desse texto percebo o que Moisés perdeu. Sim, ele jogou fora tudo o que recebeu de Deus no monte durante 40 dias. E não estou falando somente das tábuas. Estou pensando na atmosfera santa que o rodeava. O som da voz de Deus... o agir de Deus quanto às leis nas tábuas. Moisés desceu cheio e deixou o povo o esvaziar.
Aqui eu penso: quantas vezes perdemos tudo que construímos na intimidade com Deus por causa do impostor? Ou por causa de pessoas que não absorveram de Deus o que nós já recebemos... é o aluno que vai pra escola com intenção de aborrecer. É o vizinho que não reconhece regras de boa vizinhança, é a família que não melhora mesmo a gente orando... São as mudanças que não vemos, as circunstâncias gritando derrotas, fracassos, impossibilidades. Perdemos o controle e tudo que recebemos no monte vai embora....
Aquele jejum, aquelas orações de madrugada, aquele envolvimento... nossas afirmações de propósito firme com Deus. Aquelas horas mais de Deus em nós que nós mesmos...
Ah, como Moisés deve ter sofrido. Como Moisés deve ter se cobrado. Como ele deve ter se culpado: " Acabei com tudo! "
Como me reconheço nesse episódio...
E como isso é forte!
O pecado do outro não pode ter esse poder de me tirar da atmosfera santa e me contaminar. Eu tenho que ter controle sobre minhas emoções antes do confronto...
Bem, o que restou pra Moisés é o que restará pra mim e pra você...
Fazer tudo de novo. Recomeçar... e lá vai Moisés pra mais 40 dias e noites .
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...