Guarde o seu coração...




Provérbios 4:23

Se você tiver que ter cuidado com alguma coisa... tenha com o seu coração. A ordem é... " guarde o seu coração ..."
 E como você pode fazer isso? Houve um homem no Velho Testamento, no tempo dos Juízes, que muito me inspira nesses dias. Seu nome: Jefté. Ele foi concebido de maneira imprópria. Seu pai teve relações com uma prostituta e a mesma engravidou. Não assumiu a mulher, mas assumiu o filho. Levou-o para casa, lhe deu um nome e acredito ter-lhe amado. Mas, a esposa dele também engravidou. O tempo passou, eles cresceram e os filhos de Gileade expulsaram a Jefté por ser este, um bastardo. A decisão foi pra não dividir a herança. A desculpa, Jefté era filho de uma prostituta. ( Talvez essa seja a história da sua vida...) Mas, o que eles não sabiam era que "Deus escolhe as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias." ( Sabedoria Paulina ) Sim, Jefté era escolhido... mesmo sendo filho da impureza, lembrança do erro. Jefté era escolhido... mesmo sendo rejeitado. Era escolhido mesmo sendo marginalizado...
Ao ir embora de casa, sem nada, encontrou um lugar para habitar onde haviam pessoas com um histórico estigmatizado como o dele..: Tobe. Lá, logo passou a liderar o grupo, afinal suas qualificações de homem valoroso e guerreiro não deixaram de existir por ter saído de Gileade. ( lembro de Davi, fugindo de Saul... na caverna encontrou 600 homens não muito bem conceituados em sua moral, e sobre eles liderou. Lembro também de José, mesmo vendido como escravo, onde o colocavam ele sobressaía... pessoas que têm potencial sempre se destacam onde estiverem, não importa a circunstância) Quando os Israelitas estavam sendo ameaçados e sem ninguém para defendê-los, a liderança lembrou -se das qualidades de Jefté e não da sua origem... foram buscá-lo oferecendo tudo que tinham. Precisavam de um homem valente, corajoso... entre todos, ninguém como ele.
Acredite: Deus tem propósito em sua vida... não importa como você foi concebido, de que forma as pessoas te olham, ou de que jeito é aceito no ambiente em que está inserido. Se mesmo as pessoas que deveriam te amar, te rejeitam ou lhe abandonam... Deus tem o controle de tudo. Sua história Foi escrita por ele... o final será do jeito que o Senhor escreveu.
Então, para encurtar a história, Jefté perdoou, lutou, venceu e governou por seis anos como juiz do seu povo. Morreu honrado por Deus e aceito por sua nação.
Bem, o título da postagem vem pra lembrar a mim e a você, que não importa o quanto nos magoaram... nosso coração precisa estar limpo, curado. Deus não usa pessoas amarguradas, vingativas e emocionalmente descontroladas. Na verdade, Deus mira em quem ele sabe que dá conta do recado... Deus não erra em suas escolhas. Por que o caminho precisa ser difícil? Porque tem coisas que Deus tem que resolver dentro de nós... para depois nos usar.
Jefté significa " Deus abre" ou " Deus livra"
Que pode ser entendido também como "Deus proporciona"... ou, simplesmente porta aberta.
Jefté não foi um descuido... ele era a porta aberta para o povo de Deus ser abençoado. Não somos obra do acaso. Tudo tem propósito nessa vida. Deus nos fez para a glória dele... e assim será.
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...