QUANDO A FÉ É MAIOR QUE O MEDO...

Existe família perfeita? Não na terra! Eu já falei aqui sobre os erros de Sara... e agora, vou pensar na dificuldade de Abraão.
Havia uma grande fome na terra em que ele estava então, o texto diz, que eles foram para o Egito. Antes de lá chegar, Abraão( aqui ainda Abrão) falou com Sara ( Sarai): " Você é muito bonita. Quando os egípcios virem você, vão dizer: Está é a mulher dele. Vamos matar o marido e ficar com ela. Por isso, diga que é minha irmã, para que me tratem bem por sua causa e a minha vida seja poupada. "
Eu parei e respirei. Ele não protegeu a esposa, mas se escondeu atrás dela. Papéis invertidos na família de Abraão. Mesmo que ele fosse medroso, ainda assim, ele tinha que agir como o protetor do lar. Olhei o tempo de receber a promessa até a concretização e mesmo Deus falando diretamente com Ele, o mesmo escolheu ouvir o conselho incrédulo da Sara. Quem determinou como viver o que Deus prometeu não foi Abraão... e aí, pelo " jeitinho Sarai", Hagar é envolvida numa situação que lhe não cabia.
No capítulo 20, quando Abraão foi para Neguebe, novamente, ele mentiu a respeito de Sara, dizendo ser esta, sua irmã. Pensa, ele cometeu o mesmo deslize. Deus acompanhou o processo outra vez, corrigindo Abimeleque em sonho, por ter tomado pra si uma mulher casada. Com uma ressalva, ele ainda não tinha estado com Sara, como mulher. Questionado Abraão por Abimeleque, a resposta foi a mesma de tempos atrás: Medo de ser morto...
Por parte de Pai, Sara, era irmã mesmo de Abraão. E ele usava essa desculpa o tempo todo. Sabe aquela pessoa que usa de um fato a fim de justificar um comportamento. Era Abraão. No texto, vemos que ele deu ordem a Sara para agir assim por onde eles fossem...
Você deve estar se perguntando o que eu também me perguntei: Por que Deus não corrigiu o Pai da fé nessa situação?
Deus fica apontando seus erros o tempo todo? Nem os meus... paciência é o que Deus tem conosco. Por que não teria com Abraão? Ele estava obedecendo a Deus... Essa era a máxima que o diferenciava dos demais. Deus não muda o que falou, prometeu, por conta de nossos erros.. quando existe um envolvimento, Deus considera tanto a palavra dada quanto a fé liberada.  Abraão estava fechado com Deus. Ele, mesmo com medo, estava obedecendo... Deus sabia do potencial que Abraão tinha de crer.
Continuo lendo e sempre vejo a Sara determinando as coisas. Ela decide não dividir a herança de Isaque com Ismael. Ela decide mandar Hagar embora... e Abraão obedece, mesmo sofrendo pela falta de Ismael.
Você deve pensar que Sara não tinha freios, limites... e não tinha mesmo. Quem liberou Sara para ser assim? A BRA ÃO
Deus voltou falar com o nosso Pai da fé. Aqui, vejo um Abraão mais racional, amadurecido. Deus pede um sacrifício. Não um sacrifício qualquer. Um sacrifício humano. E quem é o cordeiro? Isso mesmo... ISAQUE. Abraão ouve. Chora por dentro. Mas confia. E Abraão se vê de frente com aquilo que ele mais temia: a morte. Só que agora muito mais doloroso. Era a morte de seu filho.  Tinha tanto medo de morrer e agora iria ter que imolar o próprio filho. Uma situação em que Sara não poderia socorrê-lo. Era entre ele e Deus. Agora, não vejo Sara determinando nada. Sara nem foi consultada. Óbvio. Se Abraão conta a Sara, por certo, Isaque não subiria o monte.
Ele sabia que Sara não permitiria o sacrifício.
Então, só dessa vez, Abraão tomou as rédeas das coisas.
Temor a Deus... pode ser. Maturidade. Acredito que sim. Zelo pela intimidade que tinha com Deus.
 FÉ. FÉ... isso!!!  A frase que marca sua saga: Jeová Jireh- Deus proverá.
Tem um momento na nossa vida que precisamos parar de errar e tomar a atitude de encarar os fatos e as responsabilidades que nos cabe. Tem um momento, aquele momento, em que você tem que escolher entre o desespero e a fé.  Esse momento chega pra todos nós... e aí, descobrimos uma coragem enorme dentro da gente. É a fé madura... robusta,  dentro de nós.
Deus provou Abraão naquilo que ele mais temia ( a morte) através daquilo que ele mais amava.. ( Isaque)
DEUS tem um tempo certo para trabalhar no nosso interior. Pode ser do jeito mais doloroso... mas provação não mata. Provação nos habilita para a próxima fase com Deus.
Abraão aprendeu. Saiu curado e aprovado.

A CURA CHEGA QUANDO ENFRENTAMOS AQUILO QUE MAIS TEMEMOS - ATRAVÉS DA OBEDIÊNCIA - POR MEIO DA FÉ.

Não adianta ter uma promessa e não ser obediente ao Deus da promessa. Abraão viveu tudo que Deus prometeu junto a Sara e Isaque porque teve respeito, zelo, pela promessa recebida e porque foi obediente ao Deus que lhe fez a promessa. E Isaque era só o princípio de tudo...
Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...