Quando fugir não é sinônimo de covardia...

533989_546952555328068_1547846356_n

Em alguns momentos desviar-se  do mal é mais sensato. Fugir nesse caso pode ser o melhor caminho, a melhor solução. A sensatez pode te livrar de um mal pior... o de querer parecer forte, poderoso. Evitar confrontos mostra sabedoria... o orgulhoso jamais será sensato.

Davi fugiu de Saul

 DISSE, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão. Então Davi se levantou, e passou, com os seiscentos homens que com ele estavam, a Aquis, filho de Maoque, rei de Gate. I Samuel 27.1

Antes de fugir, Davi teve Saul em suas mãos, mas a lealdade de Davi ao Senhor não o permitiu, se quer, ferir Saul com palavras... I Sm 26.23 Uma coisa que acho bonito em Davi é que ele não esperava nada de Saul... nem reconhecimento. Toda ação de Davi era pela devoção, lealdade e temor a Deus portanto, suas expectativas também eram postas somente em Deus.

O SENHOR, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o SENHOR te entregou hoje na minha mão, porém não quis estender a minha mão contra o ungido do SENHOR. E eis que, assim como foi a tua vida hoje de tanta estima aos meus olhos, assim seja a minha vida de muita estima aos olhos do SENHOR, e ele me livre de toda a tribulação.

Assim, age o filho de Deus... desvia-se da guerra, da luta, do confronto não por covardia ou coisa semelhante, mas por respeito, lealdade e temor ao Senhor. Em muitos momentos o calar da boca, o serrar dos lábios e o fechar de olhos... nos protege ou simplesmente nos preserva das desgraças. Sabedoria de Davi... fugir em algumas ocasiões é o melhor remédio. Horar a Deus é também se refugiar... Davi renunciou a glória momentânea, adquirida pelo próprio braço, para a permanente, dada pela mão do Senhor.

José fugiu da mulher de Potifá -

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. (Gn 39. 7 a 12)

Um ponto que temos que admitir... José foi corajoso. Muitos homens são covardes, tem medo de parecer fraqueza, recusar saciar os desejos de uma mulher. tem medo de enfrentar comentários a cerca de sua virilidade e outros, são machistas mesmos, “sou homem”, é minha natureza. José, como relata o texto, era um jovem bonito... chamava atenção. Mas José não tinha só beleza... José tinha caráter. A preocupação de José era somente uma: “Como eu faria tanta maldade, e pecaria contra Deus?” Mais uma vez, vemos que fugir é a melhor solução em casos de extremo perigo! Ser leal a quem nos estende a mão e principalmente, aos mandamentos de Deus, deve ser nosso alvo. José não era homossexual... ele casou e teve filhos. José era um homem de Deus! Resistiu ao prazer momentâneo para a felicidade permanente.

Entendo que fugir de situações conflitantes pode honrar a Deus, muito mais que debater, defender... vale muito a pena! Evita desgaste físicos, emocionais, espirituais e nos coloca em posição de sábios . Evitar confrontos é muito mais honroso que vencê-los. José venceu a maior de todo as  guerras... a guerra espiritual! E sem combates. Outros poderiam ser citados... mas estes dois, já nos ensinam bastante.

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12:17-21

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...