O coração tem memórias...

Augusto Cury

Cria em mim um coração puro, ó Deus,
e renova dentro de mim um espírito estável.
Salmos 51:10

O coração me ensina que não posso viver só... que preciso de uma outra parte que não sou eu mas que também, não deixa de ser! Ele me lembra que não sou inteira... que existe outra metade. Mas ele também pode me confundir e me enganar. Davi foi enganado pelo coração e teve que se entender com Deus. O coração de Davi tinha memórias. Meu coração tem memórias. Nosso coração tem memórias...  daí a necessidade de um espírito estável. O que é um espírito estável?  Somos propensos a reter o mal...

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.
Lucas 6:45

É dessa instabilidade que Davi quer fugir... Deus precisa estar movendo nosso coração... antes que o mal o mova.  Esse mal, em algum momento é desembrulhado... O salmista sabia disso, por isso pediu ao Senhor que o movesse... que limpasse o seu coração... Que sacudisse suas lembranças... que extraísse o mal... que o conduzisse a um caminho novo.

“Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!”

Na Linguagem de Hoje – tradução – o texto nos instrui  a desejar uma vontade nova e firme. O cristão não pode ficar oscilando entre... ira, raiva, dúvida, vingança e amor,compaixão, misericórdia, perdão. Nosso coração não foi feito para ser depósito de males. Davi, o escritor do salmo, não esconde sua mediocridade... mas a expõe para aquele que pode curá-lo. Deus procura atitudes retas e sinceras, não só no nosso comportamento, mas nos nossos pensamentos secretos... em relação a nós, aos outros e inclusive, em relação a Ele. O problema de Davi não poderia ser resolvido num ambiente educacional, psicológico, político ou até mesmo religioso... O problema de Davi tinha que ser resolvido numa atmosfera sobrenatural... divina. Um coração puro não se adquire com transplante. Não era com um especialista em cardiologia que ele teria a solução para sua crise existencial... era com Deus, somente Deus. Esse salmo foi escrito depois da “visitinha” que o rei Davi recebeu do profeta Natã. Problema moral não resolve sem que Deus seja o ministro da transformação do caráter. O problema moral que assola a humanidade não resolve em nenhum outro lugar... somente na presença de Deus. No tribunal divino eram muitas as culpas de Davi... Mas o Deus que nos julga é o mesmo que nos absolve, segundo nosso arrependimento.

Se há culpa... não deixe que as memórias de seu coração o aflija até a morte. Se apresente ao Senhor... como Davi.

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...