Quando suas emoções te traem... o coração de Asafe.

 

clarice

Este salmo expõe o coração de um adorador...

“Mas realmente é muito difícil entender esse fato – o sucesso de pessoas que desprezam a Deus. Quando o Senhor entra em ação, removerá esta gente da sua presença, como um sonho que esquecemos quando acordamos logo pela manhã.” V.16 e 20

Asafe, nesse salmo, abre seu coração e diz que quase tropeçou e caiu, quando olhou para a prosperidade dos maus.  Talvez, um grande erro de muitos cristãos, achar que deveriam ser mais prósperos pelo fato de serem filhos de Deus, vivendo em sua casa e servindo-o. “É mais fácil um camelo entrar num fundo de uma agulha que o rico entrar no reino dos céus.”                                                          Asafe conti1236648_545261145547049_1022584867_nnua... “Quando meu coração ficou revoltado contra Deus, as minhas emoções entraram em guerra contra mim. Agi como um irresponsável e ignorante diante do Senhor. Minha atitude era de um animal sem entendimento”. v 21,22

Deixe-me lembrar... Asafe era um dos maiores ministros de música do tempo dele. Talvez, de todos os tempo. Um líder nato, que tratava das coisas da casa de Deus. Na linguagem do VT, um levita. Chefe de música nomeado pelo rei Davi e autor de alguns salmos. Seu nome, tem significado de ajuntar, acolher... “Deus ajuntou para si mesmo”. Davi não o colocou nesse nível à toa. Ele devia ser bom mesmo, pois além do rei entender de música, ele tinha cuidado com as coisas de Deus. Ele viu algo bom nesse cara. Ele viu espiritualidade... toda a família de Asafe era envolvida com a casa de Deus. Isso mostra que era bom líder com os seus, envolvendo e ajuntado todos, como seu próprio nome diz. Mas Asafe falhou, fraquejou... suas emoções o traíram.  Talvez, Asafe fosse do tipo que tem sede de justiça. Pode ser que Asafe estivesse um pouco insatisfeito como o que tinha, comparado com  outras pessoas, e sabemos que os levitas eram sustentados por Deus. Na divisão de terras , eles não tiveram direito algum...   Josué 18.7” Mas os levitas nada receberão entre vocês, pois o sacerdócio do Senhor é a herança deles”.

332553_300554329999011_232772460110532_706057_1766768293_oE por último, entendo que como músico, ele pode sim, ter deixado a emoção falar mais alto... normalmente, quando isso acontece, toma-se decisões precipitadas, sempre  levadas pelas emoções. Toda pessoa está sujeito a isso. Asafe, representa um número grande de pessoas que em algum momento fraquejaram na fé, mesmo que seja por alguns minutos, devido  a proeminência das emoções. Mas algo interessante é que Asafe encontrou respostas para suas rebeldias e questionamentos na casa de Deus. “Então, um dia, quando eu estava sentado na casa de Deus, entendi o triste fim reservados para os maus.” V.17

Tem coisas que só recebemos na casa de Deus e particularmente, no altar. Deus abençoa em qualquer lugar, mas algumas coisas Deus revela somente quando nos encontramos envolvidos com ele, numa atmosfera de santidade, dependência e buscas. E isso é claramente notório no altar, quando seu coração está aberto pra receber... Mas Asafe estava no altar? Asafe era levita, lembra? Ele era separado para cuidar de tudo que estava relacionado ao tabernáculo.

“mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele.” (Nm 1. 50)

Algo extraordinário acontece na casa de Deus... Asafe atingiu um nível de maturidade espiritual. Ele reconhece a ação de Deus que é livre e soberana. Ele admite a presença de Deus ao lado dele segurando –lhe a mão, mesmo quando estava revoltado. Ele declara a necessidade e dependência em Deus que é sua herança. E conclui dizendo o que é para ele ser levita, servo de Deus:

Quanto a mim, eu acho maravilhoso viver bem perto de Deus. O Senhor Deus é a minha proteção, e por isso eu conto ao mundo as grandes coisas que Ele fez por mim.

salmos 73.28 NBV

Fica uma dica... se você está passando por um momento parecido com o de Asafe, busque a casa de Deus e aguarde as respostas vindas do altar. Deus tem interesse em recuperar corações dominados pelas emoções... seja qual for o seu problema, na casa de Deus, ele poderá ser resolvido.

Pela cruz de Cristo, Maristela Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capa,sandália e cajado… instrumentos de fé.

QUANDO DEUS NOS LEVA PARA O DESERTO...